A partir desta quinta-feira, 24, turistas e visitantes que acompanham a programação do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) poderão apreciar a mostra fotográfica intitulada “Folclore Sergipano”, do artista Adilson Andrade. Durante a abertura, a exposição foi contemplada por guias de turismo, que foram agraciados por uma visita guiada feita pela presidente da Funcaju, a Aglaé Fontes.
Exposta na sala Museu Cidade de Aracaju Prefeito Viana de Assis, os estudantes e guias de turismo puderam ver e ouvir um pouco da história da cultura popular, além de conhecer outra exposição chamada “Danças e Folguedo”, que enaltece a cultura preservada por grupos folclóricos de todo o Estado de Sergipe.
A mostra faz parte da programação da semana do turismo realizada através da parceria entre a Funcaju e a Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer (Setesp), com diversos órgãos estaduais, municipais e empresas privadas. O guia de turismo, José Moreira, ressaltou a importância da promoção em enaltecer mostras como essas, que focam no turismo e na cultura.
“Exposição com esse teor, nos ajuda a melhorar a divulgação das riquezas do nosso Estado, tanto para os turistas quanto para os aracajuanos, que em sua maioria desconhecem a própria cultura”, contou.
O fotógrafo
Adilson Andrade é sergipano nascido em Aracaju e considera-se um fotógrafo da era digital. Encantado pelo folclore e todas as suas formas, Andrade escolheu o tema por suas belezas e fascinações por cultura popular. Ao todo 20 fotografias foram escolhidas para compor a mostra. Os registros são fruto do trabalho de acompanhamento feito no período de cinco anos em festivais e apresentações culturais por todo o Estado.
Imagens do folclore sergipano como Reisado de Satú, Cacumbi e São Gonçalo registrados durante o Encontro Cultural de Laranjeiras também fazem parte da exposição. Para Adilson as cores, os personagens, os brincantes, as danças e as cantigas são cultura pura, que propõe a ele o desafio em transformar tudo isso em imagens. “Eu amo fotografar a cultura sergipano. A exposição serve como estímulo para dar continuidade ao meu trabalho e incentivar também outros apaixonados como eu, pois para um artista é gratificante ter seu trabalho reconhecido”, finalizou.
A exposição segue até o final de outubro e é aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Lembrando que a partir de outubro o Centro Cultural de Aracaju funcionará de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h.