SMS registra três casos de Chikungunya em Aracaju

Saúde
24/09/2015 18h31
Início > Notícias > SMS registra três casos de Chikungunya em Aracaju

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu do Laboratório Central (Lacen) no final da quarta-feira, 23, a confirmação de três casos de Chikungunya em Aracaju. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, desses casos, um veio de Salvador. “Os outros dois foram coletados através da rede de Atenção Primária de Aracaju, nas Unidades da Saúde da Família Sinhazinha e Lauro Dantas”.

Raulinna Gomes explica que as amostras de sangue dos pacientes foram coletadas nas referidas unidades e encaminhadas ao Lacen Sergipe, que por sua vez encaminhou ao Lacen do Ceará, que foi designado pelo Ministério da Saúde para fazer a confirmação sorológica dos casos de Chikungunya. “Recebemos o resultado e encaminhamos às respectivas unidades para que os profissionais entrem em contato com os pacientes que tiveram a confirmação que estão com a doença. Eles devem passar por uma reavaliação e a partir daí serão dados os devidos encaminhamentos, de acordo com a sintomatologia de cada paciente”, explicou.

A coordenadora destacou que o registro de casos em Aracaju já era esperado, devido à epidemia da doença registrado na Bahia (Feira de Santana) e em Alagoas. “Desde outubro do ano passado que intensificamos o trabalho de campo de combate ao mosquito transmissor, não só da Chikungunya, mas também da Dengue e do Zika, com a borrifação costal; com a realização de forças-tarefas para combater os focos e criadouros de larvas do Aedes, e principalmente a capacitação de médicos e enfermeiros sobre os sintomas de cada uma dessas doenças”.  

De acordo com Raulinna, todas as Unidades de Saúde da Família de Aracaju oferecem a coleta de sangue para a realização da sorologia para Chikungunya. "Agora em outubro estaremos fazendo uma nova capacitação para os profissionais da saúde, para atualização de informações acerca Chikungunya e também das demais doenças".