O som que ecoava da Praça General Valadão, marco zero de Aracaju, anunciava o início da segunda edição do projeto “Tem banda na Praça”. Realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o projeto promove apresentações de bandas e filarmônicas de diversas partes do Estado de Sergipe.
Na tarde de ontem, 24, a Banda Marcial Olga Benário composta por 50 jovens, apresentou ao público um repertório para lá de especial. Entre as canções sucessos de Rihanna, Bruno Mars e clássicos da música popular brasileira chamaram a atenção de quem transitava pelo centro da cidade, como o técnico em segurança do trabalho Bruno Leopoldo, que não resistiu ao som e decidiu dar uma pausa no percurso para apreciar a apresentação.
“Eu estava passando pelo centro e quando ouvi a música decidi de imediato parar. Gosto muito de bandas de fanfarra e saber que um projeto como esse está sendo desenvolvido em Aracaju, é um orgulho, pois apresentações assim só enaltecem nossa cultura”, falou.
Realizado quinzenalmente, sempre as quintas-feiras o Tem banda na Praça oportuniza a comunidade o acesso à música e a cultura e aos integrantes da banda a profissionalização e um maior comprometimento com os estudos. Alex França, maestro da banda, explica que os componentes são alunos de escola pública e para participar da banda é necessário que o aluno esteja frequentando as aulas e mantenha uma média em notas participação em sala de aula.
Surpresa com a realização do projeto, Erica Santana disse não perder mais. A jovem que veio ao Centro Cultural de Aracaju para assistir filmes sobre a cultura indígena ficou encantada com a execução dos músicos e promete voltar para aproxima apresentação com amigos e familiares.
A Banda Marcial Olga Benário faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. A Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar), possibilita a cerca de 300 alunos da rede pública municipal aulas de instrumentos de corda, sopro e percussão gratuitos.