Alunos participam de palestra sobre adolescência

Saúde
25/09/2015 14h33

Na manhã desta sexta-feira, 25, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, no Mosqueiro, aconteceu palestra sobre “Cuidados na Adolescência”, para alunos entre nove e 13 anos, com foco nas mudanças ocorridas no corpo humano e nas diferenças entre meninos e meninas. A ação faz parte dos trabalhos ministrados pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família Niceu Dantas, em parceira com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a assistente social da USF Niceu Dantas, Alana Góis, tratou-se de uma demanda da escola, que solicitou o apoio dos profissionais da saúde em prol da discussão em sala de aula sobre assuntos do desenvolvimento corporal das crianças. “Recebemos o convite, mas esse contato com os estudantes já era uma vontade de todos nós da USF Niceu Dantas. Já realizamos algumas ações aqui na escola, mas palestra desse tipo, com apoio dos profissionais do NASF foi a primeira vez. Pretendemos estender essa parceria para todas as outras turmas”, explicou.

Segundo frisou a coordenadora pedagógica da Escola, Caroline Teixeira, o foco é sempre alertar sobre amadurecimento do corpo, no desenvolvimento da sexualidade também. “Nosso objetivo é a prevenção, onde abordaremos também a gravidez na adolescência e essas questões relativas às mudanças dos corpos, mostrando como lidar melhor com tais transformações. Temos que trabalhar os assuntos de forma mais lúdica, pois as crianças são ainda pré-adolescentes”, disse.

Para Angie Azevedo, professora da 4ª série, a parceria com a USF é sempre fundamental ao trabalho com temas transversais, que permeiam os assuntos abordados no cotidiano dos alunos. “É uma forma também de continuarmos com nossa proposta pedagógica, aumentando também o elo entre os estudantes e a Unidade de Saúde. Nosso objetivo é o preventivo fazendo com que os alunos entrem nesta fase da vida de forma mais tranquila, muito mais instruídos, minimizando os impactos das informações negativas que eles recebem da mídia, por exemplo”, enfatizou.

A psicóloga da equipe do NASF, Patrícia Andrade, informou que neste primeiro momento foi mais uma base sobre as questões do corpo em si, mas que o trabalho terá continuidade nas próximas semanas. “Como os estudantes são muito novinhos, os assuntos tratados foram de acordo com o que eles sabiam dos temas, tudo construído a partir do conhecimento deles, para não levarmos conteúdo a mais para a idade deles. Vamos ter um segundo momento em outubro onde vamos tratar a sexualidade em si, mas também de forma leve, introduzindo conceitos”, frisou.