USF Joaldo Barbosa promove manhã de atividades lúdicas para usuários

Saúde
25/09/2015 15h02

Animação e prevenção à saúde. Foi assim que começou a manhã desta sexta-feira, 25, para os usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa, no bairro América, que realizou uma palestra sobre saúde bucal e uma aula de ginástica laboral. A atividade contou com a parceria do Programa Academia da Cidade, acadêmicos do curso de medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), levando música para a abertura do encontro.

O dentista da unidade, Heribaldo Menezes, reforçou, durante a palestra, a importância de cuidar bem da boca. “Esta é uma preocupação constante, porque a saúde bucal não se desassocia da saúde do corpo de uma forma geral, a boca estando doente, todo o corpo vai sofrer”, pontuou.

O envolvimento dos idosos nas atividades foi estimulante para todos que estavam na unidade. Segundo a enfermeira Nívia Valença, este é um trabalho rotineiro. “Mensalmente realizamos intervenções, com palestras e atividades lúdicas, abordando vários temas relacionados à saúde, buscando promover uma melhor qualidade de vida aos nossos usuários”, destacou.

Segundo a professora do Programa Academia da Cidade, Michelle Faro, essas intervenções, levando estímulos de hábitos saudáveis contribuem diretamente para redução de usuários doentes. “É muito mais prazeroso ter nossos usuários na unidade participando de palestras, rodas de conversas e consultas periódicas, do que buscando atendimento somente para estabilização de algum problema clínico”, ressaltou.

O estudante do segundo período do curso de medicina da Unit, Tales Rabelo, ressaltou a importância do envolvimento com a comunidade. “Esta é a realidade que nos espera ao sairmos da academia, e ter este contato já no início do curso, agrega bastante conhecimento. E nos leva a experimentar na prática o que aprendemos em sala de aula”, afirmou.

O aposentado José Cassiano de Santana, 78, ficou encantado com a intervenção musical do projeto “Sons no SUS”. “Quando estas atividades acontecem dão respaldo a existência da unidade. Eu participo sempre que posso, e hoje para mim foi uma das melhores experiências, quando vi aqueles meninos entrando com instrumentos, a música gerou em mim uma alegria sem tamanho”, regozijou seu José.

“Esta aproximação da unidade com os usuários fortalece cada vez mais um ambiente de harmonia, que é imprescindível para que consigamos levar saúde em sua plenitude, desde a área social, a mental e clínica”, falou a gerente da USF, Suzana Linhares.