Homenagens e emoção marcam solenidade de 40 anos da Emurb

Obras e Urbanização
25/09/2015 17h29

A história se encontra consigo mesma e o tempo mostra que uma semente plantada em terreno fértil gera bons frutos. Este foi o sentimento que prevaleceu na manhã desta sexta-feira, 25, durante as comemorações alusivas aos 40 anos de criação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e que reuniu várias gerações que contribuíram para a consolidação da empresa que se confunde com a história recente de Aracaju. Bastante prestigiada pelos servidores, colaboradores, diretores da empresa, as homenagens contou também com as presenças de secretários municipais e representantes de outros órgãos, vereadores, além do vice prefeito José Carlos Machado, do João Alves Filho.

Nesta data tão simbólica, os mentores que deram vida à Emurb voltaram a comandá-la quatro décadas depois trabalhando com novos desafios e atendendo demandas bem maiores do que as que eram enfrentadas em meados de 1975. Principal idealizador do órgão municipal quando administrou a capital pela primeira vez, o prefeito João Alves, definiu o que considera um dos maiores patrimônios dos aracajuanos. "Quando pensamos em criar um órgão com funções de organizar a urbanização da capital, tivemos o privilégio de contar com um corpo técnico de muita competência, a exemplo do nosso vice prefeito José Carlos Machado, do secretário Luiz Durval e tantos outros pioneiros", destacou o prefeito.

Primeira mulher a administrar a empresa, a engenheira Socorro Cacho ponderou acerca dos diversos serviços oferecidos todos os dias aos moradores de nossa capital. "Contribuir para manter um trabalho e implementar novas diretrizes que venham contemplar as demandas de urbanização é uma honra e um desafio. Mas tenho a satisfação de ter o prefeito João Alves como catedrático, temos o secretário Luiz Durval como parceiro, e nossos colaboradores sem os quais não alcançaríamos marcar tão significativas quanto as que conseguimos recentemente", exalta a presidente.  

O secretário Luiz Durval também destacou o visionário prefeito João Alves quando da criação da Emurb e enfatizou a força de trabalho do quadro de servidores. "Fui há 40 anos um dos primeiros diretores, mais recente voltei a está a frente deste órgão e hoje estou secretário de Infraestrutura, mas posso garantir que o seu papel social ultrapassa as responsabilidades de engenharia que possui. Muito me orgulha fazer parte desta história", destacou.

O prefeito João Alves finalizou a cerimônia parabenizando as várias gerações que ajudaram a construir esta história de quatro décadas. "Cometei com seu Sebastião, que hoje foi homenageado como um dos servidores mais antigos que vamos trabalhar para está aqui nas comemorações dos 100 anos com a mesma vitalidade. Nosso entusiasmo é ver tantas pessoas que deram a vida por esta empresa e é por isto que me sinto gratificado pelo que idealizamos há 40 anos. Também me encantou o Coral da Emurb que se destacou pelos cânticos entoados durante a Missa. Enfim, parabéns a todos que fazem parte deste patrimônio de Aracaju", concluiu o prefeito.

Homenagens

Durante a solenidade, foi celebrada uma Missa pelo padre Peixoto com o acompanhamento musical do Coral. Também foram entregues placas de reconhecimentos e menção honrosa aos servidores mais antigos ou que se destacaram pelos serviços que realizaram na empresa. Em seguida houve torneios de futebol e outros esportes nas modalidades masculino e feminina que marcaram o data comemorativa.