Cata-Bagulho recolhe entulhos do Santa Maria

Comunicação Social
25/09/2015 15h24

Nesta sexta-feira, 25, mais um bairro foi contemplado com o programa ‘Cata Bagulho' desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Foi a vez do bairro Santa Maria, moradores dos conjuntos Padre Pedro e Maria do Carmo, bem como dos Loteamentos Paraíso do Sul, Senhor do Bonfim, Recreio, Valadares e Jacumã descartaram os entulhos que se acumulavam em suas casas.

Vários móveis e eletrodomésticos velhos, pedaços de madeira, colchões, sofás, entre outros itens, foram recolhidos na ação de hoje. Os materiais reaproveitáveis foram encaminhados para a Cooperativa de reciclagem Bairro Santa Maria (Coores).

Fábio Almeida, supervisor do programa, explica que o objetivo da ação é manter os bairros ainda mais limpos. "Hoje estamos com dois caminhões compactadores e dois caminhões de carroceria, além de cerca 10 agentes para contribuir com a limpeza, pois o bairro tem grandes dimensões. Esse tipo de ação evita a jogada de lixo em locais impróprios", explica Fábio. Um carro de som também divulgou a ação e pediu que os moradores coloquem em suas portas o material para descarte.

Para a moradora Maria de Lourdes, o Cata bagulho é uma ação muito boa para a comunidade. "Tinha muita gente que acumulava lixo nas ruas, nas casas e desde que o programa começou passamos a ter como descartar, de maneira correta, o lixo que fica acumulado em nossas casas", disse a senhora.

Segundo Celestino dos Santos, que estava descartando sofá, geladeira e alguns outros artigos, o Cata Bagulho o ajudou muito. "É uma boa iniciativa, porque eu tinha esse entulho e precisaria pagar um carroceiro para retirar. Agora meus móveis velhos puderam ser jogados fora sem nenhum custo para mim", esclarece.

A próxima região a receber o programa será o Bairro Industrial e Adjacências.