Projeto “Vida no Trânsito”: SMS participa de reunião para monitoramento

Saúde
28/09/2015 14h54

Contribuir para a promoção da paz no trânsito, a preservação da vida e a prevenção de acidentes também são ações priorizadas pela Prefeitura de Aracaju. Membros do Comitê Intersetorial do projeto “Vida no Trânsito”, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 28, no auditório do Centro de Especialidades Médicas (Cemar), Siqueira Campos, para monitoramento da aplicação das ações. Estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Coordenação de Promoção a Saúde (Cops).

Segundo a consultora do Ministério da Saúde, Anne Marielle Girodo, esta atividade faz parte do cronograma anual do projeto. “Este é um espaço, tanto para divulgar as ações que já foram feitas, como também para reforçar as parcerias e expormos a metodologia, que envolve cinco eixos: educação, fiscalização, engenharia, projetos especiais e mobilização/comunicação. Enfim, serve alinharmos o andamento das atividades”, pontuou.

A coordenadora de Promoção a Saúde da SMS, Maria Antônia Maia, avaliou que o fortalecimento das parcerias tem contribuído de forma direta para o êxito das ações. “Criamos este comitê no final do ano passado, que é fundamental para aperfeiçoar o que for necessário. Este ano, criamos a subcomissão de dados, que integra bancos de dados de diversas instituições como SMTT, SAMU, DETRAN, PRF entre outros, buscando acabar com as duplicidades de informações. Além disso, realizamos diversas atividades educativas durante o ano em escolas e no próprio trânsito, em parceria com outros órgãos para otimizar nossas atividades”, ressaltou.

O “Projeto Vida no Trânsito” está presente em todas as capitais brasileiras e algumas cidades com mais de um milhão de habitantes, com o objetivo de subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.