SMS faz aplicação de vacinas e palestra para profissionais do Banco do Nordeste

Saúde
28/09/2015 16h49

Na manhã desta segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu um convite para participar da ação do Banco do Nordeste com o objetivo de promover ações de prevenção à saúde para cerca de 80 funcionários da empresa. Na ocasião, foram aplicadas 70 doses da vacina contra a H1N1 (gripe Influenza), 54 doses da Hepatite B, e 50 contra a dT (difteria adulto e Tétano). Também foi realizada palestra sobre as Hepatites Virais,  54 verificação da Pressão Arterial e 53 testes de glicemia capilar. A ação faz parte da Superintendência Estadual de Sergipe e da Gerência de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida.

De acordo com a apoiadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Ruth Costa, a ação foi uma parceria entre os Programas DST/Aids e Hepatites Virais, Saúde do Homem e também da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu. “Nós recebemos o convite da equipe do banco para aplicarmos a vacinas, mas conseguimos ofertar outros serviços para promover ainda mais a saúde desses profissionais”, disse.

Segundo a referência técnica do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, Marília Uchôa, a palestra serviu para alertá-los sobre os sinais, sintomas e prevenção das hepatites virais. “Nosso objetivo é fortalecer a ideia de que a principal forma de evitar a doença é através da vacinação. A hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas, como alguns remédios”, destacou.

Para o funcionário do Banco do Nordeste, Heleno Almeida, 60 anos, essa parceria foi muito importante para sua saúde. “Eu estava precisando muito tomar essas três vacinas. Às vezes, na correria do dia a dia, não tenho tempo de ir numa unidade de saúde. Foi excelente a ação, gostaria que tivesse mais vezes. Aproveitei que os profissionais vieram e atualizei meu cartão de vacinação, que estava com vacinas atrasadas”, afirmou.

“Foi um evento excelente, pois conseguimos juntar pessoas que estavam com as vacinas atrasadas, principalmente a vacina da gripe, pois a campanha acabou e muitas pessoas não foram procurar nas unidades para se proteger. Essa foi uma ação de busca ativa”, frisou a gerente da Unidade de Saúde Maria do Céu, Maria das Graças.