Encerrada turma de formação do projeto Curta SUS

Saúde
29/09/2015 13h47
Início > Noticias > 66606

Na manhã desta terça-feira, 29, no Centro Cultural de Aracaju, aconteceu a finalização da 1ª Turma do projeto Curta SUS, ministrado pelo Núcleo de Práticas Integrativas (Nuprin) da Secretaria Municipal de Saúde para profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Programa Saúde na Escola (PSE) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante quatro meses de curso, os colaboradores apreenderam técnicas sobre arte (nas áreas da dança, música e audiovisual), porém, o grande foco da atividade foi a inteiração social com o outro, no caso, os pacientes atendidos pela Rede Municipal de Saúde.

“Essa capacitação foi essencial para reiterarmos nossa bandeira de trabalho voltado ao social, ao paciente, de forma centralizada e única em seu problema. Esse trabalho, envolvendo Nasf e Nuprin, se mostrou muito importante para o que já desenvolvíamos em nosso campo de atuação, enquanto profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Nesta primeira turma tivemos 20 participantes do Nasf, que certamente sairão daqui com um novo olhar, uma nova forma de trabalhar a inteiração com o paciente”, enfatizou a coordenadora do Nasf, Clesimary Evangelista Martins.

De acordo com o coordenador do Nuprin, Murilo Andrade, a proposta foi oferecer aos profissionais ferramentas de trabalho do Curta SUS, munindo-os de uma base cultural focada na temática da saúde e no contato com os pacientes.

“Estes colaboradores certamente usarão as informações deste curso como base para seus futuros trabalhos, em seus respectivos centros de atendimento. Durante estes meses trabalhamos a criatividade, a educação popular em saúde e principalmente a humanização. Essa inteiração entre as informações do Núcleo de Práticas Integrativas e os colaborados poderá ser levada adiante nas próximas turmas que iremos abrir em breve. Este atendimento ao paciente é base de todo trabalho que envolve a saúde pública. Não deveremos parar mais este trabalho de formação do olhar mais sensível ao outro.”, pontuou Murilo.

Durante o encerramento das atividades, os participantes apresentaram os resultados de seus trabalhos. Cartazes, vídeos, experiências vividas com os pacientes (usando as técnicas do Curta SUS) e também mostraram as produções dos pacientes. “Um experiência maravilhosa, onde aprendemos técnicas que darão pra usar com nossos pacientes e até com nossos colegas de trabalho. Apliquei o que aprendi durante o curso e pude notar, na prática, o quanto a arte comove e atinge os pacientes de forma positiva, sempre acrescentando no tratamento dos mesmos e também tocando emocionalmente todos nós”, acrescentou a participante do curso, a enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Vida, Edi Gouveia Neves.