USF José Quintiliano realiza ação preventiva com alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac

Saúde
29/09/2015 14h50

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preocupada com a saúde de nossas crianças e com o diagnóstico rápido para doenças como hanseníase e verminose, realizou, nesta segunda-feira, 28, e terça-feira, 29, uma ação com a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano, que conta com 15 agentes comunitários de saúde e três enfermeiros. O objetivo foi orientar cerca de 250 alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova, sobre o controle da Hanseníase e Geohelmintíase (verminoses).

Na primeira fase, que aconteceu nesta segunda-feira, os alunos receberam panfletos educativos falando sobre estas doenças e também levaram para casa uma ficha de auto-imagem, que contém um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho). O objetivo da ficha é que os pais ou responsáveis marquem quais as lesões existentes na pele da criança e respondam um breve questionário, que deve ser entregue com um termo de consentimento e agendamento para a administração do vermífugo (medicamento que combate as verminoses).

Já na manhã desta terça-feira, 29, foi realizada a segunda fase, com ações que incluem o tratamento coletivo das geohelmintíases por meio da administração de um comprimido antiparasitário (albendazol 400 mg). Segundo o gerente da Unidade de Saúde José Quintiliano, Thiago Ribeiro, em relação às verminoses, os casos positivos receberão tratamento de cinco dias. “Na faixa etária de 6 a 14 anos, as crianças têm maior risco de serem infectadas por parasitas. É uma fase muito propícia para pegar essas verminoses, como o Ascaris lumbricoides (lombriga), o Ancilostomideos (amarelão) e o Trichuris trichiura (verme chicote)”, destacou.

Com relação à hanseníase, Thiago Ribeiro explicou que os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à unidade de saúde do bairro para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase. “Nós estamos priorizando o atendimento conforme as respostas do questionário. É importante lembrar que hanseníase é uma doença perigosa, mas tem tratamento gratuito em todas as 43 Unidades de Saúde da Família. Quanto ao tratamento, quando realizado de forma adequada e seguindo todas as recomendações médicas, a doença tem cura”, informou.

O gerente ainda ressaltou que essas ações são realizadas nas escolas, porque as crianças, além de ser o público-alvo da campanha, também são multiplicadoras de informação. “Em nossas ações entregamos panfletos educativos falando sobre as duas doenças e como elas podem ser infectadas. Quando chegam em casa, elas falam para os pais tudo que aprenderam nas palestras. As crianças possuem sensibilidade e esperteza. Quanto veem os pais descalços já falam logo que eles vão pegar verme. Elas absorvem muito rápido as informações”, relatou.

As ações realizadas pela Unidade da Família José Quintiliano continuam. Além da aplicação do comprimido, ainda terá palestra e panfletagem durante os dois turnos na Escola Municipal João Teles de Menezes. Amanhã, 30, essa ação acontecerá na Escola Estadual Clodoaldo Alencar e também na Escola Estadual 24 de outubro.