USF Dona Jovem realiza ação para profissionais do transporte público

Saúde
29/09/2015 19h39

Durante toda esta terça-feira, 29, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, no bairro Industrial, participou da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que foi promovida pela empresa Viação Modelo para todos os seus funcionários. A convite da empresa, o enfermeiro da Unidade Dona Jovem, Geison Ricardo Valença, fez uma palestra, sobre o uso das drogas e do tabagismo, os riscos, prevenções e os males causados por esses hábitos, durante o evento foram ofertados testes de glicemia, pressão arterial e vacinação contra Hepatite B, Gripe e DT (difteria adulto e tétano). Já durante a tarde, o do médico da Unidade, Dr. Wendel Santos Poderoso falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

“Eu adorei a palestra, a gente sempre escuta que o cigarro faz mal, mas não sabia que era tanto, falo para meus amigos não usarem esses arrebites, energéticos que só fazem mal. Uma boa noite de sono, como disse o doutor, e uma alimentação saudável, prolonga a vida. E eu quero viver muito”, relatou o cobrador Edilson Santos Josias. Ele ainda disse que essa ação não deveria acontecer só uma vez por ano. “Devia acontecer pelo menos três vezes, eu adorei a palestra, fiquei contente porque fiz os exames e soube que minha saúde está perfeita. Em minha opinião, essa parceria entre a empresa e a Unidade de Saúde está de parabéns, tivemos um dia todo dedicado só a gente, foi muito bacana”, ressaltou.

Segundo o gerente da Unidade Dona Jovem, Wellington Franca, essas parcerias são essenciais para promover a saúde dos trabalhadores. “O convite partiu da empresa, entretanto, o tema escolhido sobre tabagismo, drogas e doenças sexualmente transmissíveis veio da necessidade de aproximar ainda mais os funcionários da transportadora dos serviços oferecidos na unidade de saúde. Os funcionários trabalham diariamente em contato com várias pessoas, acabam sendo fumantes passivos, se expõe, não costumam cuidar regularmente da saúde e esta ação acaba aproximando a unidade dos funcionários, fazendo com que eles tenham o hábito de ir até a nossa unidade para realizar exames e consultas”, relatou.

Para o técnico de Segurança do Trabalho da empresa, Renan Franscisco, a necessidade de trazer para os colaboradores mais informações, partiu da ideia de que tudo relacionado à saúde deve ser de conhecimento de todos. “Buscamos a colaboração dos profissionais da USF Dona Jovem para trazer até nossos profissionais informações atuais, melhorando assim o nível de formação de todos nós. Todo tipo de informação que venha a colaborar com a qualidade de vida de nosso pessoal é sempre bem-vinda, por isso enaltecemos as escolhas dos assuntos como Doenças Sexualmente Transmissíveis e o uso do tabaco e também a iniciativa de realizar os testes rápidos”, pontuou.

Durante a tarde, ocorreu a palestra do médico da Unidade, Dr. Wendel Santos Poderoso, que conversou com os funcionários da empresa sobre doenças sexualmente transmissíveis, como Hepatite e Sífilis, e a importância do tratamento, pois não adianta a esposa fazer o tratamento contra sífilis se seu companheiro também não fizer. “Nessa palestra conseguimos abranger uma população jovem, que estão numa idade sexualmente ativa. Procurei realizar uma conversa com um tom mais educativo, tirando dúvidas dos profissionais. Acho extremamente importante essa parceria entre a Saúde e as empresas, para falar de prevenção, de bem estar e fazer com que a população pensam em cuidar da saúde”, finalizou.