PDDU: penúltima audiência reúne moradores do Santos Dumont

Planejamento e Orçamento
01/10/2015 14h21

Desde maio deste ano, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), tem se debruçado nos trabalhos relacionados à revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Do início das atividades até agora, já foram realizadas mais de 30 audiências públicas e, na noite desta quarta-feira, 30, no Colégio Governador Augusto Franco, no bairro Santos Dumont, aconteceu a penúltima delas que compõe as quatro etapas da revisão. 

A quarta e atual etapa do processo tem por finalidade apresentar a minuta do Projeto de Lei do Plano Diretor, esta que será encaminhada para a Câmara de Vereadores para posterior avaliação e votação por parte dos parlamentares. Na noite de ontem, os moradores do Santos Dumont presentes tiveram a oportunidade de ver e entender o que foi copilado ao longo dos últimos quatro meses. Sugestões, críticas e observação feitas pela população ajudaram a construir o anteprojeto do PDDU da nossa capital. 

Apresenta pela coordenadora da revisão do PDDU, Mariana Albuquerque, a minuta levou em consideração sete aspectos de fundamental importância para o crescimento ordenado da cidade. São eles: Uso e ocupação do solo, Infraestrutura, Habitação de Interesse Social, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Patrimônio Histórico e Instrumentos Regulatórios. 

Para a coordenadora, à medida que as audiências públicas foram acontecendo, a população foi se interessando pela construção do Plano Diretor e passou a contribuir mais com as propostas. “As pessoas têm se preocupado em saber quando o Plano Diretor será colocado em prática, mas, sobretudo, com as audiências percebo que as pessoas, realmente, estão interessadas em contribuir. A população tem participado muito quando o assunto é infraestrutura, meio ambiente e mobilidade urbana”, afirmou Marianna Albuquerque.
 
Durante a audiência desta quarta-feira, alguns moradores levantaram suas dúvidas e expuseram a realidade do bairro Santos Dumont, que é tido como um dos maiores de Aracaju. Assim como nas audiências anteriores, o assunto mais tocado foi a infraestrutura. Para a maioria deles, além de questões da saúde e educação, uma cidade se torna cada vez melhor quando tem uma infraestrutura que priorize o bem estar dos moradores.
 
Tendo participado da maioria das audiências públicas realizadas até então, José Firmo do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, ressaltou que a participação ativa da população é de extrema necessidade, afinal, o PDDU é de interesse direto da sociedade e, por isso, deve ser discutido por ela. “Percebo muita qualidade nas intervenções e as demandas e sugestões trazidas são importantes para a elaboração da proposta final que será levada à Câmara. Enquanto Fórum em Defesa da Grande Aracaju, nossa preocupação é com problemas que advêm do crescimento desordenado da cidade e são esses problemas que desejamos sanar e temos esperança que o Plano Diretor venha a suprir essa expectativa”, frisou. 
 
Nesta quinta-feira, 1º, às 18h30, será realizada a última audiência da quarta etapa na EMEF. Dom Avelar Brandão, localizada na Av. Santa Gleide, nº 2011, B. Olaria.