Dando continuidade às comemorações alusivas ao mês do Idoso, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Professor Gonçalo Rollemberg Leite e Benjamim Alves, situados nos bairros José Conrado de Araújo e Coroa do Meio, promoveram eventos e passeios para os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos das unidades, na última quinta, 1º de outubro.
De acordo com a assistente social do CRAS Benjamim Alves, Magali Menezes Machado, a unidade resolveu levar o grupo de idosos do local a um evento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde que ocorreu no Teatro Tiradentes em alusão ao dia do Idoso. A comemoração teve a apresentação dos músicos do Sons do SUS; o espetáculo ‘Índias há mais tempos’ do grupo de idosos ‘De Bem com a Vida’; e uma apresentação teatral da Companhia de Artes Tetê Nahas, sobre o cotidiano da pessoa idosa.
“Já que o grupo de idosos do CRAS é o mesmo da Unidade de Saúde, resolvemos nos unir e trazê-los para aproveitar esse evento que está sendo maravilhoso. Os idosos estão amando e esses passeios são importantes para a vida ativa deles”, revela Magali Machado.
Já o CRAS Gonçalo Rollemberg promoveu evento próprio para os idosos do equipamento social para celebrar o dia do idoso. A unidade é reconhecida pela grande quantidade de participantes do grupo que, ativamente, participam das diversas atividades que ocorrem no Gonçalo.
“Aqui tivemos hoje o dia de beleza com o apoio de uma empresa de cosméticos e palestra com técnicas. O nosso grupo de idosas é cheio e sempre participativo. É impossível vê-las atuar e não pensar em um envelhecimento ativo e saudável. Aqui, temos atividades diversas como educação física, e nossas idosas participam de tudo”, afirma a coordenadora do CRAS Gonçalo, Bianca Evangelista.
Remédio
Desde 2002, Maria José dos Santos, 85 anos, participa do grupo de idosos do CRAS Benjamim Alves. Ela acredita que o remédio para a maior parte dos males vivenciados pelos idosos é ter uma vida ativa, participando de grupos da Prefeitura de Aracaju, com o do CRAS e a Academia da Cidade.
“Hoje, com 85 anos, ainda me sinto ativa e saudável porque desde 2002 participo de grupos de idosos. Acho que isso faz muita diferença na nossa vida. Essa história que idoso tem que ficar em casa cuidando de neto ou em cima de uma cama o dia todo é ruim porque leva a uma depressão ou coisa pior”, comenta Maria José.
Na próxima semana, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social dará continuidade às celebrações pelo mês do idoso. Confira a programação:
03/10 – CRAS Madre Tereza – Passeio em Pirambu – Grupo de idosos do Sol Nascente
06/10 – CRAS Madre Tereza – Chá da Tarde com intervenção de técnicos- Grupo de Idosos do Sol Nascente
07/10 – CRAS Santa Maria – Palestra sobre Fitoterapia e chá da tarde
10/11 – CRAS Enedina Bomfim – Baile da Terceira Idade