Fundat inaugura nova Unidade de Qualificação Profissional do Santa Maria

Formação para o Trabalho
09/10/2015 13h42
Início > Notícias > Fundat inaugura nova Unidade de Qualificação Profissional do Santa Maria

Após dez meses em obras, a Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Santa Maria foi oficialmente reaberta na manhã desta sexta-feira, 9. Gerenciado pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), o prédio foi totalmente reformado e ampliado para 385m² de área construída, proporcionando conforto e segurança a toda a população. O espaço fica localizado na Avenida Alexandre Alcino, S/N, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região.

"Hoje é um dia muito alegre para os moradores do Santa Maria, um bairro carente e que precisa de políticas públicas. Por isso, a pedido do prefeito, vamos oferecer educação profissional  para a comunidade ter um futuro melhor, com emprego e geração de renda. Esse é um patrimônio de vocês", afirma a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, acompanhada por vereadores, por diretores do Sistema S e pelo secretário Municipal da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy Filho, que representou o prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

Antes da reforma, a unidade era um galpão com três salas de aula e um laboratório de informática, sem ar condicionado nos ambientes. O terreno também tinha problemas de insalubridade, ocasionados pela antiga rede de esgoto. A partir de agora, o centro de aprendizagem conta com uma sala da administração, seis salas de aula e o laboratório de informática, que foi modernizado com novos computadores.

Além disso, os problemas estruturais foram resolvidos com a readequação da rede de esgoto e da fiação elétrica do prédio. Logo na entrada, haverá ainda dois bicicletários e um estacionamento para até cinco veículos. Por fim, uma equipe da Guarda Municipal de Aracaju ficará 24h na unidade. Todos os ambientes foram climatizados.

Beneficiados

Sérgio Peixoto Soares é morador do Santa Maria há 15 anos e acredita que a reconstrução da unidade favorece a imagem daquela região. "As pessoas de outros bairros terão uma visão positiva do bairro Santa Maria", explica Sérgio, que já está matriculado para o curso de Informática Avançada, com início na próxima terça-feira, 13. "É bom para quem mora por aqui, porque está bem próximo", garante.

Aos 39 anos, Silvia Gonzaga está desempregada, mas enxerga na UQP uma via de acesso para conseguir mudar de vida. "É uma chance que muitos deveriam aproveitar. A Fundat está abrindo essa porta, que é uma ótima oportunidade para os jovens e os pais. Muitos não têm condições de pagar um curso, mas querem entrar no mercado de trabalho", avalia Silvia.

Expansão

A reinauguração da UQP Santa Maria representa a quinta iniciativa da administração municipal no intuito de ampliar e aprimorar os serviços da Fundat. As ações começaram em 2013, quando foi inaugurada a UQP Cléia Maria Brandão, no bairro Coroa do Meio. No ano passado, foi aberto o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), no bairro Santos Dumont, onde a população recebe todos os auxílios e orientações necessárias para iniciar o próprio negócio.

Em 2015, outras duas obras antecederam a reabertura da UQP Santa Maria. No mês de março, em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), foi entregue o Centro da Juventude de Aracaju, situado no conjunto Augusto Franco. Dias depois, foi a vez do Centro de Qualificação e Unidade Produtiva (CQUP) do Bairro 17 de Março, fortalecendo o acesso à educação profissional aos moradores da Zona de Expansão da capital.