Vigilância Sanitária irá realizar Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos para feirantes

Saúde
09/10/2015 19h17

A Diretoria de Vigilância em Saúde, através da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), estará iniciando durante este mês de outubro o Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos para os feirantes de três feiras da capital. O curso faz parte de uma regularização da Vigilância Sanitária para padronizar as feiras livres e capacitar os feirantes e tem a parceria da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsub) e da Concessionária Cotinguiba, que cuida das feiras livres na capital. Na tarde desta sexta-feira, 9, os feirantes do bairro Suíssa receberam a visita dos profissionais da Covisa para realizar o cadastro do curso.

De acordo com a gerente de Alimentos da Covisa, Nazaré Aragão, os feirantes aceitaram a proposta da capacitação. “Nós conseguimos uma aceitação total por parte dos feirantes. Além dos feirantes do bairro Suíssa, nós realizamos na quarta-feira, 7, o cadastro de 130 feirantes do bairro Orlando Dantas. E na próxima terça-feira, 13, estaremos na feira livre próximo a Arena Batistão para cadastrar os feirantes de lá”, explicou.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio de Brito, destacou que na terça-feira, 6, ocorreu uma reunião na Emsurb com todos os órgãos envolvidos nesta ação. “Nosso objetivo é padronizar 36 feiras livres, mas inicialmente, estaremos capacitando os profissionais das feiras do conjunto Orlando Dantas, do Batistão e do bairro Suíssa. A padronização é em todo sentido, no número de quantidade de feirantes, de bancas, toldos e no espaço físico. Nessa reunião, ficou decidido, sobre exigência da Vigilância Sanitária, que todos os feirantes terão que fazer obrigatoriamente o curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. O curso será oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundat, gratuitamente”, afirmou.

Ainda segundo Ávio, quando todos os feirantes das três feiras estiverem totalmente cadastrados, as fiscalizações no local irão continuar. “Nós vamos ficar só fazendo as inspeções de rotina e exigindo para que cada feirante utilize seu equipamento individual, que são aventais e toucas”, disse.

O curso acontecerá no Auditório do Senac, das 8h às 17h, e será dividido por turmas, cada turma terá 25 pessoas. A primeira turma terá a capacitação no dia 15 de outubro e a segunda, no dia 19.