Fim de semana estendido e muitas ocorrências nos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul). Entre o sábado e a segunda-feira passados foram registrados 2.110 atendimentos no total, a grande maioria nas áreas clínica e cirúrgica. Com a estabilização das escalas médicas, regularização dos estoques de medicamentos e também a modernização de toda a área de informática, que vem acontecendo nestas unidades, o atendimento aos aracajuanos está numa crescente otimização, o que refletirá também na diminuição do tempo resposta para cada acolhimento registrado.
No Nestor Piva, os atendimentos bateram pico de 1.411 casos, sendo destes: 1.086 clínicos; 108 ortopédicos; 168 cirurgias de pequeno e médio porte e 49 atendidos no plantão odontológico (que funciona durante todos os dias da semana na parte da noite e nos finais de semana em plantão de 24h). De acordo com a gerente administrativa do Nestor Piva, Thaís Aragão, mesmo com um índice alto, os trabalhos foram realizados dentro da normalidade para um típico fim de semana. “Estamos num momento mais tranquilo dentro dos Hospitais Municipais e cada dia mais aperfeiçoamos nosso atendimento em prol dos aracajuanos, o que nos deixa satisfeitos com a dinâmica que a atual gestão vem implantando nas unidades, focando o trabalho sempre na humanização do serviço”, disse Thaís.
Já no Hospital Fernando Franco foram realizados 699 atendimentos. A grande maioria também na área clínica, com 480 registros; seguido dos casos pediátricos com 135 crianças acolhidas (o Fernando Franco é referência em Sergipe quando o assunto é atendimento infantil), além de 84 cirurgias de pequeno e médio porte realizadas nesta unidade.
“Os Hospitais Municipais estão passando por grandes mudanças em suas estruturas administrativas, sempre melhorando ainda mais o trabalho já realizado na gestão da Saúde Municipal. Não temos mais os grandes problemas com escalas médicas, nem falta de medicamentos. Agora os trabalhos estão voltados para a parte estrutural de informática, que certamente dará ganhos consideráveis para cada atendimento. Dentro do Fernando Franco, já estamos sentindo isso, pois está sendo implantada a parte de informática em todos os setores, o que facilitará, e muito, o desenvolver de nossas funções administrativas. Certamente sobrará mais tempo para o paciente que der entrada conosco” pontuou a gerente interina do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral.