Curso livre de Lanches Quentes e Frios encerra primeira turma

Formação para o Trabalho
13/10/2015 17h39

Nesta terça-feira, 13, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizou a entrega de certificados aos alunos da primeira turma do curso livre de Lanches Quentes e Frios (12h). A qualificação foi ministrada no Lar Evangélico da Igreja Assembleia de Deus, uma das instituições parcerias da Fundat, localizada no bairro Siqueira Campos. Com o término das aulas, a Fundação alcançou a marca de 54 turmas ofertadas na área de culinária em 2015.

De acordo com Rita de Cássia Ramos, responsável por acompanhar os cursos oferecidos na igreja, os cidadãos são beneficiados com um novo saber e com a possibilidade de transformá-lo em uma atividade lucrativa. "É muito proveitoso, porque está trazendo um conhecimento a mais para a comunidade. Além de servir à família, gera renda", afirma Rita de Cássia.

Segundo a instrutora do curso, Aline Rosa, os alunos aprenderam aspectos teóricos referentes à higienização pessoal e manipulação de alimentos. Eles também auxiliaram no desenvolvimento de várias receitas, como sanduíches naturais, crepes, quiches, entre outras. Ela relata que o objetivo era ensinar pratos com ingredientes e utensílios do cotidiano, juntamente com novas opções de ingredientes e de preparo. "O intuito foi usar coisas tradicionais, que eles poderiam usar e que ficaria gostoso", explica Aline, que destacou a lucratividade do ramo alimentício. "Comida sempre vende, mesmo em fase difícil", diz.

Novo aprendizado

A aluna Ana Lúcia Sílvia, de 25 anos, auxilia a mãe na produção de peças artesanais e já fez diversos cursos por meio da Fundat. Desta vez, ela decidiu participar das aulas para absorver ainda mais conhecimento e obter novas técnicas. "Pretendo fazer tudo o que aprendi nos cursos para vender e ter o meu próprio empreendimento", garante Ana Lúcia.

Há um mês, a aluna Eliene Rodrigues, de 28 anos, abriu um ponto comercial para a venda lanches. A fim de aperfeiçoar o cardápio da lanchonete, ela resolveu se inscrever no curso. "Gostei de tudo o que foi feito. O ensinamento dela [da instrutora] foi ótimo e aprendi coisas que não sabia", diz Eliene, que também já se matriculou no curso de Educação Empreendedora e Financeira, ofertado pela Fundat.