CRAS realiza oficina de percussão e gincana educativa para crianças do Veneza

Assistência Social e Cidadania
13/10/2015 20h04

O dia das crianças já passou, mas as comemorações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana permanecem a todo vapor. Nesta terça-feira, 13, o CRAS Terezinha Meira promoveu oficina de percussão e gincana educativa para celebrar a passagem da data comemorativa com as crianças e adolescentes que compõem o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da unidade. 
 
De acordo com a coordenadora da unidade, Nataly Meira, os educandos foram os protagonistas do evento. Pela manhã, aconteceu a apresentação do grupo de percussão ‘Os Intocáveis’ que é formado por educandos dos grupos de convivência. Já pela tarde, as crianças e adolescentes participaram de uma gincana educativa com perguntas e respostas. 
 
“Temos educadores que sempre trazem algo novo ao dia a dia do CRAS. Um educador busca sempre a música para transformar a vida das crianças, já o outro tem como foco atividades educativas, de aprendizado. Isso traz um equilíbrio importante e um diferencial às atividades que acontecem aqui e as crianças gostam muito”, afirma a coordenadora.
 
Música
 
O educador social Edilson Santos foi o responsável por trazer a música à unidade. Através de uma oficina de percussão, ele tem transformado a vida das crianças e adolescentes que moram no Veneza. “Acredito que há sempre a esperança de um futuro melhor para as nossas crianças”, destaca Santos, enaltecendo a música como elemento fundamental para mudar a vida das crianças e adolescentes. 
 
Anderson Rodrigo Alves, 15 anos, é um dos vinte educandos do CRAS que participam da oficina de percussão promovida na unidade. Para Anderson, a música trouxe alegria e paixão pelos instrumentos. “As aulas de percussão são massa. Elas nos dão mais alegria e tiram o estresse. Pretendo continuar estudando música na minha vida”, comenta.
 
Já José Fabrício dos Santos, 14 anos, acha que a oficina interferiu também na influência musical da comunidade. “Antes a gente só ouvia arrocha. Hoje, ouvimos mais axé e Luís Gonzaga. O gosto musical variou”, revela José Fabrício. 
 
Mês das crianças
 
A Semfas dará continuidade às celebrações pelo mês das crianças nos próximos dias. O objetivo é proporcionar momentos de diversão e interação às crianças que participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dos quinze CRAS da capital. A ação também visa fortalecer o protagonismo e reconhecer a criança como sujeito pleno de direitos no âmbito familiar e social.
 
Confira a programação: 
 
14/10 –  CRAS Coqueiral  (Coqueiral)
             Gincana
             CRAS Jardim Esperança/ Antônio Valença/ Benjamim C./ Santa Maria
             Torneio Esportivo (Praça da Juventude)
15/10 –  CRAS Madre Tereza de Calcutá
             Brincadeiras/ Tarde de Lazer
             CRAS Porto D’Anta/ Risoleta Neves/ Pedro Averan