O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Aracaju promoverá evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, na próxima sexta-feira, 16. A ação acontece na praça Fausto Cardoso, das 9h às 15 horas, com stand de avaliação nutricional, painel ‘o que os olhos não veem, mas o corpo sente’ e distribuição de mudas de plantas medicinais.
Com o tema Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural, o evento quer destacar a atuação dos agricultores familiares como principais produtores dos alimentos consumidos diariamente e importante solução por um mundo livre da pobreza e da fome.
A ação tem o objetivo de celebrar o dia mundial da alimentação saudável (comemorado na próxima sexta, 16) e sensibilizar a população de Aracaju sobre a importância da Segurança Alimentar e Nutricional, através da leitura de rótulos e compra de alimentos sem agrotóxicos, com foco no consumo sazonal dos alimentos para redução de custos.
A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Fundação Municipal de Apoio ao Trabalho (FUNDAT), secretarias municipais de Educação e Saúde, Senac, Emsurb e CONSEA Estadual.
Dia da Alimentação Saudável
O Dia Mundial da Alimentação Saudável é celebrado há 27 anos. Este é o momento em que o mundo se volta completamente para a fome e para a insegurança alimentar que afetam milhares de pessoas em todo o mundo. Questões como o combate à fome, desperdício de alimentos e soberania alimentar são amplamente discutidas em eventos promovidos em diversos países no dia 16 de outubro. Em 2014, no Brasil, a data teve como tema a ‘Agricultura familiar – Alimentar o mundo, cuidar do planeta’.