Feirantes de Aracaju iniciam curso de segurança alimentar

Formação para o Trabalho
15/10/2015 17h27

Para aperfeiçoar os serviços oferecidos pelos feirantes aos cidadãos que frequentam as feiras livres de Aracaju, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) iniciou na manhã desta quinta-feira, 15, o curso de Implantação Orientada do Programa Alimentos Seguros (PAS), ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A capacitação é fruto de uma parceria entre a Fundat, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa).

De acordo com o instrutor Cássio Campos, as aulas serão direcionadas ao conhecimento sobre higiene pessoal, conservação e armazenamento adequado dos alimentos, bem como à organização e exposição correta dos produtos nas bancas. "É a responsabilidade de vender o alimento mais seguro para os clientes. Com isso, os consumidores e eles [os feirantes] saem ganhando, pois as pessoas começarão a frequentar mais o espaço", explica Cássio.

Aprimoramento da atividade

Maria Elze de Jesus tem 60 anos e há 40 trabalha neste setor. Ela vende verduras nas feiras do bairro Siqueira Campos e do Conjunto Orlando Dantas, e acredita que por meio da capacitação alcançará mais segurança na execução das atividades. "Eu levo as verduras todas limpinhas e lavo o plástico para a próxima feira. Todo mundo deveria fazer assim", diz Maria Elze, que está participando do curso pela primeira vez.

Desde pequena, Jecica Lima, de 19 anos, acompanhava a mãe nas feiras livres. O apreço pelo ambiente fez com que ela investisse no ramo, abrindo uma banca de alimentos variados na feira do Conjunto Orlando Dantas. "Quero passar qualidade quando estou vendendo e ter conhecimento para saber como manusear mais adequadamente", afirma Jecica, que preza pela excelência no serviço. Há cinco meses, Leonardo Batista, de 28, anos, comercializa lanches na mesma localidade. E a busca pelo aprendizado foi o que o motivou a se inscrever no curso. "É uma forma de preservar a saúde tanto do cliente como a nossa", argumenta.