Curso de Manipulação de Alimentos teve início nesta quinta-feira para feirantes

Saúde
15/10/2015 18h16

Durante toda esta quinta-feira, 15, cerca de 25 feirantes do Orlando Dantas estiveram no Senac para participar do Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, que está sendo promovido pela Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). O curso faz parte de uma regularização da Vigilância Sanitária para padronizar as feiras livres e capacitar os feirantes. Esta foi a primeira turma deste ano, e na próxima segunda-feira, 19, a segunda turma realizará a capacitação, sempre das 8h às 17h.

De acordo com a gerente de Alimentos da Covisa, Nazaré Aragão, a principal orientação da Vigilância Sanitária durante o curso é alertar sobre os cuidados e as boas práticas que os feirantes precisam ter em seus estabelecimentos comerciais. “Esse curso será obrigatório para quem comercializa com alimentos em feiras livres. Após a capacitação, a Covisa continuará fazendo as fiscalizações e inspeções necessárias para ver se o que eles aprenderam no curso, realmente estão colocando em prática no dia a dia. Nós também orientamos a esses feirantes do Orlando Dantas o que eles precisam melhorar, pois na última inspeção que fizemos, encontramos alguns acondicionamentos de alimentos em locais errados, e também a questão dos resíduos que ficam acumulados na rua”, ressaltou.

Para a feirante do Orlando Dantas, Cícera dos Santos, esta é a terceira vez que participa do curso. Segundo ela, cada edição aparece novos aprendizados de manuseios com alimentos. “Toda vez que venho aprendo mais coisas importantes para o meu trabalho na feira. Sempre me preocupo em colocar em prática tudo o que esses profissionais me orientam. Eu vendo queijo, tapioca e outros produtos que precisam de um cuidado especial para conseguir vender bem. Pois feirante bom é aquele feirante que gosta de limpeza também”, destacou.

O instrutor de Formação Profissional do Senac, Cássio Campos, esteve capacitando os feirantes durante o curso sobre os cuidados com o armazenamento dos alimentos e sobre a limpeza do local de trabalho. “Passamos noções de microbiologia, utilização de uniformes, higienização de hortifrútis e também quais os produtos necessários para higienizar as mãos. Ainda explicamos a eles como fazer uma apresentação pessoal aos compradores e enfatizamos sobre a importância de ter cuidado com os alimentos, pois isso faz com que eles ofereçam aos seus clientes alimentos livres de contaminação”, explicou o instrutor.

Luciana Maria dos Santos é vendedora de frutas em quatro feiras da Capital. “Eu vendo nas feiras do Orlando Dantas, Castelo Branco, bairro América e 18 do Forte. Há 15 anos que vendo diversos tipos de frutas e acho essencial participar desse curso para aprender como manusear corretamente os alimentos e fazer a higienização correta. Essa é a segunda vez que participo do curso e pretendo participar dos próximos”, disse a feirante.