Dia do Consumo Consciente é comemorado no centro da cidade

Meio Ambiente
15/10/2015 17h34

O que é o lixo seco? Você sabe que tipo de material deve colocar no coletor reciclável? O isopor é um produto que pode ser reciclado ou reaproveitado? Essas e outras questões foram respondidas em ação educativa da prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que movimentou a interseção dos calçadões das ruas João Pessoa e São Cristóvão nesta quinta-feira, 15, Dia Nacional do Consumo Consciente.

A equipe de Educação Ambiental da Sema desenvolveu o projeto Conduta Consciente , que teve como lema “ Eu consumo. Tu Consomes. E a Terra?”. Durante toda a manhã e parte da tarde desta quinta-feira houve exposição de trabalhos manuais realizados com produtos reciclados pela Oficina de Reciclagem da Emsurb e artistas plásticos, jogos e brincadeiras com a população para testar o nível de consciência ambiental, além de distribuição de panfletos e um esquete teatral.

A professora aposentada Maria do Carmo Cardoso admitiu que, antes de participar dos jogos propostos pela equipe da Sema, ainda tinha dúvidas de que tipo de material colocar nas caixas de coleta seletiva. “Eu já tinha visto esses coletores nas praças, mas não tinha certeza do que colocar e onde. Hoje eu aprendi”, disse.

Para o servente José Correia a explicação da equipe foi muito útil, inclusive, para o seu ofício. “Aprendi muita coisa sobre o lixo. No jogo, coloquei plástico no lixo seco e batata no lixo orgânico. Acertei tudo!”

Consumo mais consciente

O crescimento da população, da urbanização, bem como da industrialização estão afetando todo o planeta e obrigando às pessoas a repensarem suas condutas. O analista ambiental, Cleverton Costa Silva, diz acreditar que já houve avanços em relação ao consumo. “A gente já vê muita gente utilizando tecnologia social, como a horta vertical, para plantar e aproveitar espaços cada vez mais limitados, pessoas trabalhando com reciclagem, mas, é claro, ainda há muito para aprender.”

Cleverton Costa também destacou que a crise no país tem um efeito educador: “as pessoas estão racionalizando suas compras, deixando de comprar o supérfluo. É um momento de rever o consumismo”.

Por isso, durante a peça “A véia e o lixo”, encenada pelos estagiários do departamento de Educação da Sema, ficou clara a mensagem: consumo consciente para salvar o planeta.

O Dia Nacional do Consumo Consciente, 15 de outubro, foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no ano de 2009. O projeto “Conduta Consciente” da Sema contou com parceiros como a empresa Eco TI e Verdear Turismo Sustentável.