A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) finalizou, ontem, 15, as celebrações alusivas ao mês das crianças nos 15 Centros de Referência de Assistência de Social (CRAS) da capital sergipana. Cerca de 600 crianças e adolescentes que são educandas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos participaram das festividades.
Os CRAS Madre Tereza de Calcutá, Risoleta Neves e Pedro Averan encerraram as comemorações com as comunidades do Jabotiana, Alto da Jaqueira e bairro Industrial. Os eventos tiveram como objetivo trazer às crianças momentos de diversão, fortalecendo o protagonismo e os vínculos comunitários.
Para a coordenadora do CRAS Madre Tereza de Calcutá, Maria Simone Ribeiro, essa é uma oportunidade de trazer às crianças uma realidade diferente do que eles vivenciam.
“No Largo da Aparecida e no Aloque reunimos cerca de 60 crianças para celebrar esse mês e pudemos fazer para elas uma festa diferenciada, algo que eles não costumam ter no dia a dia. Toda a equipe se reuniu para celebrar junto com as crianças que adoraram o evento”, afirma a coordenadora.
No Alto da Jaqueira, as crianças tiveram dois dias de celebração. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). O órgão concedeu o material para as brincadeiras, como camas elásticas. “Fizemos dois dias de atividades e com o apoio de nossas educadoras e nossa equipe teve também pintura, brindes e animadores”, comenta a coordenadora do Risoleta, Luciana Cruz.
As equipes das unidades também mergulharam no universo infantil e transformaram as festas em grandes eventos. Vestida de palhaça, a psicóloga do CRAS Pedro Averan, Daniela Bezerra, entrou no clima e se dedicou à atividade para proporcionar alegria às crianças do bairro Indrustrial.
“Toda a equipe do CRAS estava motivada a proporcionar a essas crianças algo diferente dos que eles costumam ter. Essa festa foi feita com muito carinho por assistentes sociais, psicólogos, educadores e equipe administrativa. O objetivo era vê-los sorrir”, afirma a psicóloga.
Maria Luisa Silva, 9 anos, já espera as celebrações do Natal no CRAS. “Gostei muito do Dia das Crianças e já estou esperando a festa de Natal. É muito bom estar aqui com meus amigos. As tias também tratam a gente muito bem”, comenta Maria Luisa.