Guarda Municipal é destaque em evento no Rio Grande do Norte

Guarda Municipal
16/10/2015 17h05

A secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, o Diretor Geral da Guarda Municipal de Aracaju, coronel Enilson Aragão e os coordenadores dos projetos Guarda Cidadã e Anjos Azuis nas Escolas, GMs Eliene Oliveira, Pâmela Schardosim e Marcílio Barbosa participam do I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste realizado em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Englobando um dos projetos da secretaria, o Programa Anjos Azuis, foi um dos selecionados pela comissão da Prefeitura do Natal/RN como caso de sucesso na área de prevenção da violência e fortalecimento da cidadania. O workshop aconteceu durante todo o dia desta sexta-feira, 16, e conta com a presença de especialistas e autoridades de renome internacional no âmbito da segurança pública.

O Programa Anjos Azuis

Sendo resultado de um plano de ação da Guarda Municipal de Aracaju - GMA, o Anjos Azuis, atende às diretrizes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania - SEMDEC. O programa em questão prevê ações de caráter preventivo nos mais diversos espaços públicos, sendo executado pelos Guardas Municipais do município de Aracaju e suas entidades parceiras. O programa em questão se desmembra em dois projetos, o Projeto ‘Guarda Cidadã' e o ‘Projeto Anjos Azuis na Escola'. O primeiro se volta às séries iniciais do Ensino Fundamental e o segundo, às séries finais; com metodologias e temáticas apropriadas para cada público. Nesse contexto, a GMA está cada vez mais presente nos espaços públicos, sobretudo nas escolas municipais, reformulando suas ações com vistas à prevenção e à articulação com a sociedade.

Tendo como objetivo geral o Programa vem com a ideia é contribuir para o enfrentamento da problemática da violência e do uso de drogas nas unidades escolares municipais, promovendo ações articuladas com a escola, família e comunidade ou reunir os projetos de caráter preventivo da Guarda Municipal de Aracaju com o fito de reduzir as problemáticas dos espaços públicos a partir de ações articuladas com a comunidade. Contudo, o ‘Projeto Guarda Cidadã' busca maior aproximação entre as crianças da educação infantil e do ensino fundamental menor e a GMA, levando-os a reconhecer seu papel na sociedade. Já o ‘Projeto Anjos Azuis na Escola' busca combater o cenário de violência e consumo de drogas entre adolescentes do ensino fundamental maior abrangência.