Hospitais Municipais realizam cerca de 1.400 atendimentos no último final de semana

Saúde
19/10/2015 15h12

Entre o sábado e o domingo passados, os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) registraram juntos 1.389 pacientes no plantão de final de semana. A maioria dos casos foi na área clínica (consultas) com 1.130 atendimentos. Desde setembro do ano passado, os hospitais vêm registrando um período de quietude em relação a parte administrativa e também estoque de medicamentos.

No Nestor Piva, local que recebe boa parte do fluxo de pacientes necessitados de atendimento simples e de média complexidade da capital, o índice do final de semana pontuou 709 casos clínicos, 80 cirúrgicos, 17 ortopédicos e 13 no plantão odontológico (que funciona durante todos os dias da semana na parte da noite e nos finais de semana em plantão de 24h).

“Permanecemos com o atendimento estabilizado desde o último ano e isso reflete num período de calma dentro dos Hospitais Municipais. Vamos melhorar ainda mais esse atendimento perante a população, pois em breve estaremos modernizando todo o sistema, favorecendo desde a recepção até a finalização com a alta do paciente de nossa unidade”, esclareceu a gerente administrativa do Nestor Piva, Thaís Aragão.

Já no Hospital Fernando Franco foram realizados 421 atendimentos clínicos, além de 108 pediátricos (o local é referência em Sergipe quando o assunto é atendimento infantil) e 41 cirurgias. Segundo a gerente interina do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral, o índice de atendimento reflete os diversos benefícios que a Secretaria Municipal de Saúde está empregando nos últimos meses.

“Tanto a estabilização das escalas, quanto o monitoramento constante no estoque e também a abertura das 10 Unidades de Saúde da Família em horário noturno vêm proporcionando uma maior distribuição de pacientes em toda a Rede Municipal de Saúde, deixando para os Hospitais Municipais aqueles casos considerados mais graves”, avaliou.