Funcaju participa da 3ª edição da Bienal do Livro em Itabaiana

Cultura
19/10/2015 16h45

Considerada uma das maiores manifestações literárias do Estado de Sergipe, a III Bienal do Livro, aconteceu na cidade de Itabaiana, a 58Km de Aracaju, entre os dias 14 e 17 deste mês. Com o objetivo de promover o acesso ao mundo literário, a Bienal não trouxe somente os livros e suas dezenas de autores, mas proporcionou ao público o contato com diversos vieses da cultura sergipana.

Teatro, música, contação de história, esculturas e pinturas em tela foram algumas das mostras presentes, na Bienal que foi recorde de público. A Prefeitura Municipal de Aracaju esteve presente através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). No estande foi apresentada a exposição "Aracaju dos Meus Amores", que conta a história da capital sergipana. As bibliotecas Mário Cabral e Ivone de Menezes, coordenadas pela fundação também participaram da Bienal.

"Foi muito importante nossa participação, pois tivemos a oportunidade de divulgar as ações que são realizadas dentro das nossas unidades e fica limitada ao público de Aracaju. A contribuição que a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes veio para abrilhantar ainda mais esse evento importante para a cultura do nosso estado", disse a diretora da Ivone, Telma Santos.

De acordo com o organizador do evento e secretário da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, a Bienal surgiu como uma forma de oportunizar os novos e escritores sergipanos já consolidados, um espaço para a divulgação de seus trabalhos, além de disseminar a cultura sergipana como um todo.

"A bienal desde a sua primeira edição foi um sucesso e nessa batemos um recorde de visitas. Várias prefeituras se uniram e participaram, trazendo um pouco dos seus trabalhos e trocando experiências com os demais expositores. Hoje a cidade de Itabaiana é conhecida por vários fatores, mas agora recebeu mais um título, título esse muito importante, pois se trata de cultura", completou.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, também participou do evento e disse estar muito satisfeita em pode propagar a cultura aracajuana em uma das cidades mais importantes do agreste. "A bienal não é de Itabaiana, é nossa, é de Sergipe inteiro. A prova disso é estarmos aqui mostrando um pouco do que Aracaju tem", disse a presidente que parabenizou o município pela iniciativa.

Quem passou pelo evento pôde encontrar uma diversidade de ações, como lançamentos de livros, exposições, a, história de cidades sergipanas, comidas típicas, apresentações artísticas, cordelistas entre outros. Como um meio de incentivo à leitura, várias escolas levaram suas turmas e aproveitaram a oportunidade para mostrar de uma forma diferente a importância que a literatura tem na construção da sociedade.

O jovem Neto Andrade, que veio ao evento acompanhado dos amigos, disse ter se surpreendido com as atividades ofertadas no local. "Nós somos de Gararu, e viemos para fazer um trabalho escolar, mas quando cheguei aqui percebi que além do trabalho eu irei me divertir muito", finalizou.