Núcleo de Produção Digital comemora um ano de casa nova

Funcaju
20/10/2015 11h04
Início > Notícias > Núcleo de Produção Digital comemora um ano de casa nova

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), comemora hoje, 20, um ano de casa nova. O espaço, que antes era um programa mantido pelo Ministério da Cultura, desde o ano de 2006, se transformou, nesta gestão, em uma unidade cultural, onde desenvolve oficinas, cursos de capacitação na área audiovisual e promove semanalmente uma vasta programação fílmica com exibições gratuitas.

Como forma de comemorar seu primeiro aniversário, o NPDOV preparou uma programação recheada de grandes filmes. Serão exibidos longas-metragens, curtas, ficções e documentários nacionais e sergipanos com filmes que contemplam todas as idades. A mostra será exibida ao longo do dia, paralelo às atividades também desenvolvidas em comemoração ao aniversário do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega).

As exibições, que começaram às 9h tiveram como filme escolhido para abrir as comemorações o documentário “Edifício Máster”, que conta a história do cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. O filme relata histórias íntimas e reveladoras da vida dos moradores.

A programação segue com Comédias Contemporâneas, Cartola, Curta Crianças 3, Dominguinhos e por último uma vasta variedade de longas sergipanos que encerrarão as programações do Núcleo. Filmes como Chica Chaves, Luzeiro; O muro é o meio; Aracajoubert; Para Leopoldina; A mão que borda; Rezou a Família e foi ao Cinema; As aventuras de seu Euclides: Parafusos; O corpo é meu e Aracaju o que há em você e o que falta em mim.

A coordenadora do NPDOVl, Jade Moraes, falkou sobre a satisfação em estar em um prédio histórico e com um valor patrimonial tão importante. “Hoje a gente está comemorando um ano no novo prédio, um espaço que o NPDOV ganhou, conquistando assim, não só uma casa própria, mas também um novo espaço de disseminação do audiovisual, que é a sala de exibição Walmir Almeida”, disse.

Ela ainda, aproveita para convidar a população para participar da programação especial do NPDOV. “Estamos com uma programação muito boa. São 26 filmes entre longas e curtas e a partir das 18h, teremos uma programação especial toda com filmes locais, mostrando que os sergipanos produzem nesse espaço que é nosso. Venham todos e participem”, convidou.

O Núcleo de Produção Orlando Vieira tem como objetivo apoiar a produção independente local, bem como promover a inclusão digital e a qualificação dos profissionais da área. O espaço oferece cursos de formação e capacitação em audiovisual, oficinas, cineclube, mostras, fóruns, workshops, palestras, entre outras atividades. A estrutura conta com salas de aula, DVDteca, ilha de edição de vídeo, ilha de edição de áudio, laboratório de fotografia e sala para preparação de atores e vivência.

 

Confira toda a programação abaixo:

 

9h – Edifício Master (Livre);

10h – Comédias contemporâneas (censura 12 anos);

13h – Cartola (censura 10 anos);

14:30h – Curta Crianças 3 (Livre);

16:30h – Dominguinhos (Livre);

18h – Curtas sergipanos (Livre).