Vigilância em Saúde promove capacitação para profissionais da Atenção Primária

Saúde
20/10/2015 13h45

A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), através Coordenação de Vigilância Epidemiológica, reuniu na manhã desta terça-feira, 20, cerca de 60 médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Primária (REAP) para atualização dos protocolos de atendimento aos pacientes com Dengue Zika e Chikungunya.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante, este é um trabalho que acontece anualmente. “Todos os anos, nesse período do mês de outubro, reunimos os profissionais para capacitá-los sobre a identificação das doenças que são mais comuns com a chegada com verão, que já está próximo. Então, montamos estratégias para minimizar os transtornos”, destacou.

Ainda segundo Taíse, esta é a primeira de quatro turmas que passarão por esse acolhimento pedagógico. A segunda já deve começar na próxima quinta-feira, 22. As orientações serão ministradas por Taíse e também pela infectologista, Dra. Fabrízia Tavares.

Segundo Fabrízia, a proposta desse encontro é ajudar no diagnóstico diferencial, facilitando a conduta dos profissionais, já que Dengue, Zika e Chikungunya são doenças que apresentam sintomas bem parecidos. “Atualizar os profissionais que trabalham na linha de frente de identificação dessas doenças é fundamental para realizar o manejo correto, e evitar maiores complicações”, afirmou o enfermeiro da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, Ricardo Menezes.