Famílias do Recanto dos Manguezais apresentam documentação para aquisição de casas populares

Assistência Social e Cidadania
20/10/2015 17h43

Nesta terça, 20, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), através de sua diretoria de habitação de interesse social, deu início à segunda parte do processo para que os assentados do Recanto dos Manguezais façam parte do grupo que irá compor o cadastro para a aquisição das 194 unidades habitacionais do Residencial Vida Nova Santa Maria.

Durante esta semana, a diretoria receberá a documentação das famílias e juntará em um dossiê para enviar à Caixa Econômica Federal, que será responsável pela conectividade social (iniciativa que visa constatar os dados apresentados).

A diretora de habitação de interesse social da Semfas, Virgínia Rabelo, explica que essa é uma etapa importante do processo que vem sendo realizada com o Cadastro Único (instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda no Brasil para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda).   

“Além da documentação, tiramos a folha-resumo do Cadastro Único para verificar os dados declarados. Caso uma família traga certidão de casamento legal para juntar à documentação e não tenha declarado o outro componente familiar (esposa ou marido) no Cadastro Único, solicitamos que seja feita uma atualização. O CadÚnico será essencial na conectividade social”, destaca a diretora, lembrando que, na primeira etapa, as famílias foram apresentadas ao Minha Casa Minha Vida e tiraram todas as dúvidas acerca do programa.  

Cadastro e seleção

Após aprovação do Conselho Municipal de Habitação, o assentamento Recanto dos Manguezais foi selecionado para compor 50% das vagas do empreendimento que está localizado na Rua Morro do Torto, s/n, bairro Santa Maria. Desde 2013, os assentados do Recanto recebem auxílio-moradia no valor mensal de R$ 300,00 pagos pela Prefeitura Municipal de Aracaju.

O Vida Nova Santa Maria faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, Recurso FAR, Faixa 1. Cada família deve ter renda de até R$ 1.600,00. O Residencial é composto por casas tipo sobrado, constituídas com quatro unidades habitacionais cada uma, cujos pavimentos térreo e superior são interligados por uma escada. Os sobrados são formados por uma sala de estar/jantar, uma área de circulação, dois quartos, uma cozinha e um banheiro.