Núcleo de Produção promove sessão especial com filmes infantis

Funcaju
21/10/2015 16h33
Início > Noticias > 66865

Como forma de beneficiar os alunos da EMEF Dom José Vicente Távora, que visitaram o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), na manhã desta quarta-feira, 21, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, também unidade da Funcaju, preparou uma sessão de filme especial. Cerca de 40 crianças, com idade entre sete e oito anos, visitaram o espaço, que completou ontem um ano de inaugurado.

Repleta de crianças, a Sala de Exibição Walmir Almeida deixou de ser em poucos minutos uma simples sala de cinema para se transformar numa sala mágica. Olhos atentos na grande tela e silêncio o silêncio no ar anunciavam o início dos curta metragens infantis, da programadora Brasil. Os vídeos de animação garantiram a diversão e em pouco tempo o silêncio que dominada a sala deu espaço a muitas gargalhadas.

Ao todo sete filmes foram exibidos, que são: Isabel e o cachorro flautista; O tamanho que não cai bem; Alma Carioca- um choro de menino; Disfarce explosivo; O nordestino e o toque de sua lamparina; Historietas Assombradas (para crianças malcriadas) e Mitos do mondo: como surgiu a noite?

Para a coordenadora do NPDOV, Jade Morais, é muito importante os alunos terem esse contato com o cinema, pois o audiovisual auxilia não somente na formação intelectual, como também torna a aula do educador mais atrativa e dinâmica. “O cinema é uma ferramenta enriquecedora e tem um papel fundamental na vida das crianças. Principalmente para os alunos que residem em comunidades carentes e nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema”, contou.

Segundo a Diretora da escola, Silvia Catarina, levar os alunos para praticar atividades além do ambiente escolar provoca neles um estimulo, que tem resultados bastante positivos. “Quando a gente sai daquele ambiente fechado, eles têm a oportunidade de vivenciar experiências diferentes daquelas que a gente já realiza diariamente. Isso faz com que a escola seja um espaço atrativo, não se limitando apenas ao conhecimento, mas também um local de lazer saudável”, ressaltou.

Os alunos, ainda participaram do projeto “Maleta do Livro”, realizado pela Biblioteca Mário Cabral, que tem como intuito incentivar a prática da leitura de forma divertida. Além disso os pequenos conheceram todos os cômodos do Centro Cultural de Aracaju.