Ao longo deste mês, as Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) também aderiram ao Movimento Outubro Rosa, dedicado à prevenção e ao combate do câncer de mama. Cartazes e panfletos de conscientização estão presentes no Centro de Qualificação e Unidade Produtiva (CQUP) do bairro 17 de Março; no Centro da Juventude de Aracaju, no Conjunto Augusto Franco; e nas UQPs dos bairros Porto D'antas, Jardim Centenário, Coroa do Meio, Jardim Esperança, Santa Maria e Santos Dumont.
Além disso, as localidades receberam uma ornamentação cor de rosa, símbolo do movimento ao redor do mundo. Para estimular o debate sobre a importância da saúde da mulher e do diagnóstico precoce, o CQUP do bairro 17 de Março também recebeu o evento "Outubro Cor de Rosa", com palestras informativas e ações como exames, entrega de medicação, consultas médicas e vacinação.
Segundo o coordenador Mário Fontes, iniciativas como esta são sempre válidas, principalmente se complementadas com discussões na mídia e nas escolas. "A mulher é a razão da vida, é dela que sai a amamentação, o carinho e o afeto. Ela é uma fatia principal do mundo", afirma o coordenador do CQUP.
Segundo Divonsir dos Santos, que gerencia a UQP do bairro Santa Maria, a decoração do ambiente serve para aguçar a curiosidade das alunas em relação à campanha. "Nem todas as pessoas têm a informação de como fazer o exame", diz o coordenador. A aluna Bruna Matos, de 18 anos, incentiva as mulheres vítimas de câncer a não perderem a autoestima e a não desanimarem diante das dificuldades enfrentadas no decorrer do tratamento. "Elas devem tomar uma atitude e reviver", reforça Bruna.
Conhecer para prevenir
A coordenadora da UQP do bairro Coroa do Meio, Núbia Lopes, acredita na eficiência Movimento Outubro Rosa, pois ele viabiliza o conhecimento necessário para a prevenção adequada das mulheres. "Nós, mulheres, precisamos ter a consciência desse fato real, que o câncer existe", salienta, destacando o poder da campanha anual. "É um mês importante, um momento de grande relevância e todos nós temos que abraçar essa causa", reforça Núbia.