Secretaria Municipal de Saúde participa da Semana da Saúde

Saúde
22/10/2015 17h20

Até o próximo domingo, 25, mais de 20 profissionais da Rede de Saúde Municipal passarão pelo contêiner da Semana da Saúde, que foi instalado no Calçadão da 13 de Julho (no período da manhã), direcionado ao aracajuanos de todos os bairros da Capital. Segundo estimativas da organização do evento, diariamente mais de 250 pessoas circulam pelo local participando de palestras, realizando exames de sífilis e HIV, além de medição de pressão arterial, glicemia, entre outras especialidades.

Segundo o publicitário e responsável pelo evento, Fred Ferreira, o objetivo da ação é aproximar ainda mais os serviços de saúde pública da população, permitindo exames rápidos e acesso às informações básicas. “Com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertaremos glicemia, pressão arterial, exames DST, mas também estamos focados nas palestras do Outubro Rosa, Câncer de Boca e gravidez na adolescência. Pelo grande acesso das pessoas concluímos, ainda que na metade do projeto, que conseguimos superar nossa meta. Estamos atendendo mais de 250 pessoas por manhã”, comemorou Fred.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde, Tereza Cristina Maynard, a SMS atendeu ao pedido da organização do evento, mobilizando uma parte dos profissionais da Rede Municipal para que fizessem parte desta iniciativa. “Oferecemos o Nosso Centro de Testagem Itinerante (CTA) durante dois dias, além de ofertarmos nossos professores da Academia da Cidade, para que os mesmos façam aulas com os pacientes que passassem pelo contêiner”, disse Cristina, enfatizando que os mesmos exames são ofertados nas 43 Unidades de Saúde da Família distribuídas nos bairros de Aracaju.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Murilo Oliveira, a SMS preparou uma série de atividades dentro da estrutura que o espaço oferece. “Focamos mais nas ações de caráter educativo, com o envio de profissionais de nutrição para avaliação dos pacientes e palestra educativa, além de outras ações referentes ao câncer do colo do útero e também câncer de boca”, informou Murilo.