CRAS Carlos Fernandes promove gincana educativa no Lamarão

Assistência Social e Cidadania
22/10/2015 18h10

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Carlos Fernandes de Melo promoveu a I Gincana da unidade nesta quinta-feira, 22. Cerca de 60 crianças do bairro Lamarão e adjacências participaram do evento que teve como tema a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A coordenadora do CRAS Carlos Fernandes, Luciana Prado, explica que a proposta das atividades teve como foco um maior esclarecimento e conscientização acerca dos direitos e deveres, conforme diretrizes estruturadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação também contou com a participação dos pais dos educandos dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da unidade.

“Tivemos várias atividades direcionadas também ao aprendizado, como o caça ao tesouro com perguntas e respostas sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes. Fizemos questão que os pais viessem e participassem desse momento também para o fortalecimento de vínculo entre a família e a comunidade”, destaca a coordenadora.

A gincana contou com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte, responsável pela concessão da cama elástica e animadores, e da equipe administrativa e técnica que compõe a unidade.

Gincana

Os educandos abriram o evento com apresentações artísticas (jograis, dança e música), tendo como base as diretrizes do ECA, como ter uma educação de qualidade, poder brincar com outras crianças de sua idade, não ser obrigado a trabalhar, ter acesso a uma boa alimentação, ser livre para ir e vir, dentre outros direitos.

Respeitar o próximo e estudar também foram colocados em pauta nas atividades. “Destacamos como dever principal para eles a questão do estudo. O dever da criança é estudar para o futuro”, afirma a coordenadora do equipamento social.

No decorrer do dia, as crianças e adolescentes também participaram de atividades como Grito de Guerra, Jogos educativos, Circuito, Recreação, Bingo e Torneio Esportivos. Ao final do evento, crianças e adolescentes foram premiados com medalhas e troféus.

Para a educanda Ana Luísa Santos, 8 anos, aprender sobre os direitos e deveres através de música, danças e brincadeiras é mais fácil. “Eu gosto de tudo aqui no CRAS e aprender assim é bem mais fácil porque a gente canta, dança e faz apresentações, e vai aprendendo sobre nossos direitos”, conclui Ana Luísa.