Operação surpresa de fiscalização de descarte irregular do lixo autua na Zona Norte

Meio Ambiente
22/10/2015 17h59

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Emsurb e da Guarda Municipal de Aracaju, realizou na manhã desta quinta-feira, 22, uma operação integrada de fiscalização do descarte irregular do lixo nos bairros 18 do Forte e Santo Antônio. Nesta ação não houve prisão em flagrante.

As equipes da Sema e da Emsurb encontraram carroceiros nos bairros da Zona Norte, a maior parte com resíduos de construção civil (RCCV's) prontos para serem descartados. No entanto, apesar do clima tenso em algumas abordagens, não houve configuração do flagrante. Os carroceiros e os contratantes foram orientados e autuados pelos fiscais.

Segundo o técnico ambiental, Gllens Lima das Silva, que acompanha as fiscalizações, a maior dificuldade nas operações é a falta de conscientização do carroceiro. "Lugar de jogar o resíduo é na caixa coletora e não em via pública ou em terrenos", esclarece.

O morador do bairro Santo Antônio, José Carlos Pereira, mesmo sendo notificado pela equipe, reconheceu a importância da operação e recebeu a orientação dos fiscais a respeito da destinação dos resíduos.

"É muito importante essa fiscalização dos órgãos da prefeitura, porque estão nos orientando para o que deve ou não ser feito", declarou o morador.

Na operação, a Sema ainda encontrou, no bairro Santo Antônio, podas de árvores realizadas de forma irregular. Os fiscais ambientais explicaram qual o procedimento correto para efetuar a poda.

"O primeiro passo é procurar a Sema para pedir autorização, logo em seguida, os fiscais irão até o local verificar se é necessária a poda da árvore solicitada", informa o analista ambiental da Sema, Marcelo Villas-Boas.

A fiscalização integrada do descarte irregular de resíduos continua. A operação é realizada de surpresa, com o objetivo de efetuar o flagrante e inibir os crimes ambientais.