Marcando as comemorações do Outubro Rosa, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no bairro Industrial, realizou uma manhã bem movimentada nesta sexta-feira, 23. Foram diversas atividades de promoção à saúde, como mutirão de exames de lâmina, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, palestras de orientação sobre o câncer de mama e atividades culturais, com a participação de um grupo de capoeira formado por idosas do próprio bairro.
Segundo o gerente da unidade, Wellington Franca, as atividades do Outubro Rosa foram encerradas nesta manhã com festa, marcando uma semana cheia de ações. “Desde a última segunda-feira, 19, os usuários contam com várias palestras, rodas de conversas e realização de exames de mama, tudo apoiado por estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), UNIT e Estácio/FASE. Mais uma vez a unidade envolveu a comunidade nos movimentos referentes a datas comemorativas. Já estamos com outras atividades planejadas para o próximo mês de novembro, onde é lembrada a importância dos exames preventivos ao câncer de próstata”, ressaltou.
A estudante do 3º período do curso de enfermagem da UNIT, Thaíssa Carvalho, afirmou que estar presente nas ações que as USFs desenvolvem é fundamental para o aprendizado acadêmico. “A teoria é muito importante, mas é esta relação de vivência prática que complementa nosso desenvolvimento estudioso, afinal é aqui que muitos de nós iremos atuar ao sair da faculdade”, pontuou.
“Fui convidada pela minha agente de saúde para fazer alguns exames, chego aqui e me deparo com essa belíssima apresentação cultural. Estou encantada, nem quero mais ir pra casa”, contou a aposentada Maria Madalena da Cruz, com muito entusiasmo, usuária da Unidade de Saúde.
Para a dona de casa, Elizandra Ribeiro, essas intervenções na unidade agrega humanização ao serviço oferecido. “Participo sempre das atividades que a unidade promove, além de estar sempre por aqui pra cuidar da saúde, não só minha, mas dos meus quatro filhinhos também”, afirmou.