Semed e Fundação Volkswagen encerram curso de arte

Educação
23/10/2015 18h00
Início > Notícias > Semed e Fundação Volkswagen encerram curso de arte

Quarenta professores da rede municipal de ensino participaram na manhã desta sexta-feira, 23, no teatro do Centro Cultural Aracaju, da solenidade de encerramento do Curso Aprendendo com Arte, que faz parte do Projeto Arte na Escola e é promovido pelo Instituto Volkswagen em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed).

Representando a secretária da Educação, Marcia Valéria, a assessora especial de Assuntos Educacionais da Semed, Osvaldina Ribeiro, disse que o referido evento de encerramento do curso de formação em arte dos 40 professores da rede municipal é o retrato do que fizeram durante a capacitação que teve a finalidade de habilitá-los para que desenvolvam suas habilidades em sala de aula.

Ela enfatiza que, de um modo geral, o curso visou priorizar o professor como agente ativo em sua formação como autor e pesquisador do seu trabalho e de sua proposta educativa, buscando uma prática reflexiva por meio das diversas tecnologias contemporâneas e materiais artísticos, quer como ferramenta ou como linguagem expressiva. “Quem tem a ganhar são os alunos também”, garantiu.

A pedagoga Marilene Rosendo avaliou o curso como de grande valia para o desenvolvimento da prática da arte na sala de aulas nas escolas da rede municipal de Aracaju. “Agora, após toda a dinâmica nesses sete meses de formação, estamos com os horizontes mais abertos para ensinar arte”, avaliou.

A coordenadora de Projetos do Instituto Arte na Escola da Fundação Volkswagen, Clarissa Suzuki, disse que os sete meses do curso com os 40 professores da rede pública de ensino de Aracaju foram momentos de vivências muito ricas que permearam tecnologia, arte e educação, além de valorizar a cultura local.

“Propomos que os professores em formação refletissem sobre suas práticas e possibilidades de trabalharem em sala de aula no campo da arte, por isso, envolvemos vários palestrantes, oito tutores no ambiente virtual, que estiveram hospedados na plataforma do letramento da Fudação Volkswagen”, observou.

Clarissa Suzuki afirmou que a partir de agora, a expectativa é de que a formação desses professores chegue às salas de aula por meio de atividades diferenciadas, criativas e sensíveis, que problematizem meios e concebam docentes e alunos como sujeitos do próprio trabalho e, por consequência, de mudanças”, concluiu.