Vigilância Sanitária vistoria feira gastronômica em Aracaju

Saúde
26/10/2015 15h49

Durante o último final de semana uma feira gastronômica agitou o estacionamento de um shopping da capital. O evento contou com 25 veículos no modelo “Food Truck” (espécie de restaurante móvel) e tudo foi vistoriado durante os três dias por uma equipe de profissionais da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) de Aracaju. No primeiro dia, a atividade contou também com a participação de agentes do Procon Municipal e do Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo a gerente de alimentos da Covisa, Maria Nazaré Aragão, apenas foi solicitada a substituição das bisnagas para molhos por sachês, atendendo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no mais, estava tudo dentro dos padrões exigidos. “Vimos que existem locais corretos para o descarte do lixo, o uso de todo material é descartável e existem pequenos reservatórios de água que são usados para higiene das mãos. Nossa equipe permaneceu atuante, para garantir a segurança alimentar dos frequentadores dessas feiras, que ganharam tantos adeptos em nossa capital”, ressaltou.

Ainda segundo Nazaré, é importante lembrar que a partir do dia 1º de dezembro a Vigilância passa a exigir o cumprimento da nova Resolução de Diretoria Colegiada (RDC-43), de 1º de setembro de 2015, onde foram exigidas várias normas para que estes eventos gastronômicos aconteçam.

De acordo com Fábio Neves, proprietário de um dos veículos, o trabalho da Covisa agrega credibilidade ao empreendimento. “A liberação por parte da Vigilância, para o desempenho das nossas atividades, vem atestar que estamos dentro dos padrões e isso gera confiança no público que atenderemos em nossas paradas”, pontuou.