Prefeitura e Senac certificam vendedores ambulantes da capital

Formação para o Trabalho
27/10/2015 16h35
Início > Notícias > Prefeitura e Senac certificam vendedores ambulantes da capital

Entre os meses de junho e outubro, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ofereceu o curso de Implantação Orientada do Programa Alimentos Seguros (PAS) a 200 vendedores ambulantes da capital. Na manhã desta terça-feira, 27, os comerciantes que participaram da capacitação receberam o certificado de conclusão, em cerimônia realizada no auditório do Senac. A solenidade também contou com a palestra "E se... empreender for a solução?", ministrada pelo membro do Conselho dos Jovens Empreendedores (CJE), Andrey Wallace.

Desde 2013, a Fundação já ofertou mais de 4.000 vagas em curso de Higiene e Manipulação de Alimentos para feirantes e ambulantes. Somente este, foram 735 vagas disponibilizadas. De acordo com a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, qualificar-se profissionalmente é uma forma de investir no próprio negócio. "Vocês firmaram o compromisso de oferecer à população aracajuana o que há de melhor em alimentos seguros. Por isso, continuem se qualificando, porque a Fundat continuará de portas abertas para vocês", garante a presidente.

Representando o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o vice-prefeito José Carlos Machado compareceu ao evento e ressaltou a importância da parceria entre a Fundat e o Senac, possibilitando aos aracajuanos um curso gratuito com foco na qualidade dos serviços. "Hoje, há uma consciência por parte da população brasileira da necessidade que uma banca de feira, por mais simples que seja, oferte um alimento verdadeiramente seguro", destaca Machado.

O diretor regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho, sente-se satisfeito em colaborar com a realização de um projeto capaz de aprimorar o trabalho e melhorar a vida de profissionais autônomos. "Os cursos do Senac não se medem pela carga horária, mas pelas ações refletidas na sociedade. É um efeito multiplicador, porque, além de beneficiar esses cidadãos, fideliza os clientes, que se sentem seguros, pois o alimento não fará mal", explica Paulo do Eirado.

Instruídos e certificados

Há um ano e cinco meses, o ambulante Charles Alves, de 40 anos, participa do Projeto "Pôr do Sol de Aracaju". Para ele, o curso mostrou os erros que vinha cometendo e serviu parar instruir a maneira correta de manusear os alimentos. "Aprendi não só o atendimento, mas o armazenamento. Hoje, a gente já deixa o alimento refrigerado", relata o autônomo, contente com o recebimento do certificado. "Não tenho palavras, estou muito feliz. Foi uma vitória, um passo a mais que estamos dando. E não quero parar por aqui", enfatiza Charles, disposto a ingressar em outros cursos ofertados pela Fundat.

Não é a primeira vez que Alessandra Batista, de 36 anos, participa do curso. Ela acredita que sempre existe a oportunidade de renovar o conhecimento adquirido. "É um prazer receber o certificado e uma gratificação poder passar aos clientes e às pessoas com quem trabalho o que aprendi", diz a participante, que vende bebidas em festas e trabalha como cozinheira.

Geane dos Santos tem 38 anos e há 18 comercializa na feira do bairro Mosqueiro. É a primeira vez que ela participa do curso e, através das aulas, aprendeu sobre como manipular adequadamente o alimento e a melhorar o atendimento ao cliente. "Achei bom para o meu desenvolvimento, aprendi coisas que não sabia. Agora eu me sinto segura", afirma Geane.