Como forma de mostrar que a biblioteca é um lugar de conhecimento, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju realizou ontem, 26, uma palestra. A mesa foi composta pela professora e diretora do núcleo de Biblioteconomia da UFS, Telma de Carvalho, o professor Ediberto Santiago, a professora Janaina Fiolho e o diretor da Biblioteca Central (Bicen UFS), Luiz Matioli, alunos do Colégio Unificado e representantes dos Colégios Rodrigues Doria e Amadeu estiveram presentes.
Luiz Matioli ressalta que a biblioteca é um dos pilares mais importante na construção da educação e que existe um conjunto de fatores que a faz necessária na comunidade que é inserida. “Uma biblioteca sozinha não existe como também um profissional sem o auxilio dela não é nada. Repito que é muito importante a realização de atividades como essas, pois reafirma a necessidade que notamos de uma maior aproximação com público”.
Com a sala do auditório cheia e todos interagindo, a biblioteca percebe que vem trilhando um caminho certo, que é aproximar o leitor a sua rotina. “Eu cheguei aqui com algumas ideias a respeito do que deveria ser o espaço da uma biblioteca e sai com a certeza do que ela deve fazer. Foi muito proveitosa a tarde de hoje e espero que eu possa participar outras vezes, pois só veio me engrandecer como pessoa”, disse a aluna do 2º ano do Colégio Unificado, Gessiane Farias.
A professora Telma de Carvalho que compunha a mesa, fala que a expectativa foi ultrapassada, acredita que por mais que não exista uma cultura de visitação as bibliotecas, os alunos deram uma resposta muito positiva em relação à palestra. “Nessa semana do livro e da Biblioteca, algumas desenvolvem atividades para estimular conhecimento da sociedade do que uma biblioteca faz afinal de contas. Então eu achei muito importante que os alunos tenham participado, ocuparam o espaço, interagiram conosco e todos nos esperamos que tenha sido plantada uma semente em cada um”, falou.
Para Maria Dulce, bibliotecária da Clodomir Silva, realizar essa palestra foi um tanto quanto difícil e muito gratificante. “Os alunos e professores nos surpreenderam, tivemos uma tarde bonita de troca de conhecimentos e algo que vamos levar de hoje é a certeza que ao poucos podemos mudar a ideia que as pessoas têm em respeito às bibliotecas”.
A Biblioteca Municipal Clodomir Silva funciona de segunda a sábado e está instalada no bairro Siqueira Campos. A unidade da Funcaju oferece atividades como consulta e pesquisa aos livros do acervo; empréstimo domiciliar; oficinas literárias, exposições e palestras. Além de contar com uma estrutura que possui sala de leitura, auditório, sala de periódicos, sala para pesquisa de acervo, sala para reuniões e sala de Braille.