Desta vez, a praça Professor Alcebíades Paes, no bairro Atalaia, passa por uma completa reforma, onde equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju (Emurb) atuam com diversos serviços, dentre eles a recuperação do pavimento e dos bancos, além da reforma da quadra para a prática de atividades físicas e desportivas dos moradores.
Toda a estrutura da praça está sendo recuperada. Os bancos e equipamentos de lazer recebem nova pintura e reparos. A inovação urbanística começa com a aplicação de uma camada de areia asfáltica que nivela o piso de toda a área pavimentada. Acompanhando experiências bem sucedidas em grandes metrópoles brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, bem como a aprovação da população em obras realizadas nas Praças da Bandeira e da Imprensa, a Emurb está implantando essa moderna técnica no local, a baixo custo e maior durabilidade.
Quadra de Esporte
Outra inovação é a aplicação de areia asfáltica na quadra poliesportiva. Essa é a primeira vez que a técnica é utilizada em quadra esportiva de praça em Aracaju, mas já vem sendo bastante utilizada em todo o Brasil. Além das quadras em praças, a técnica é muito aplicada em quadras sem cobertura de escolas, clubes e condomínios residenciais. É um piso leve, que absorve melhor o impacto das pisadas do atleta e indicado para as diversas modalidades esportivas. Por ser um piso flexível, de superfície contínua (sem juntas), oferece conforto, segurança e ótimo nível de jogo, sendo, por isso, preferido pelos praticantes de esportes. Após a aplicação do novo piso, a quadra será demarcada com uma nova pitura.
A dona de casa Maria Áurea, de 59 anos, trabalha em frente à praça há 36 anos e diz que o local já está de cara nova, e que a população comemora por ter uma praça próximo, onde poderá usufruir e desfrutar de vários recursos. “Achei ótimo, até porque vai aumentar o movimento das pessoas. Os jovens sempre usam para jogar bola e, agora, terão um local bonito e bem iluminado. Às vezes eu vou fazer minha caminhada pelas ruas. A partir de agora eu não preciso ir mais pelas ruas, aqui mesmo na praça eu já posso fazer isso”, explica, satisfeita, dona Maria Áurea.
Bruno Santos do Valle, inspetor, morador do local há quatro anos, conta que, mesmo em obras, a praça já está com outro aspecto. “Só vejo melhoria e já estou feliz. Antes, os moradores não podiam usar, por conta do escuro, estava praticamente abandonada há muitos anos. Hoje está com outro visual, não será mais necessário me deslocar para outras quadras para jogar futebol. Tem mesas com bancos novos que os moradores com mais idade vão poder ficar no final da tarde. Toda equipe da Prefeitura está de parabéns”, comemora Bruno.
Com o novo pavimento, o espaço público proporcionará mais segurança para os transeuntes, paisagismo diferenciado, além de não onerar os cofres públicos com os constantes reparos. A medida compreende uma série de benefícios que privilegiam, principalmente, portadores de deficiência de locomoção, oferecendo conforto aos cadeirantes e deficientes visuais que transitam pela praça. Um moderno jogo de cores será aplicado no novo piso para auxiliar pessoas que sofrem com perda parcial da visão.