Turmas do Pronatec são ofertadas para catadores de material reciclável

Formação para o Trabalho
04/11/2015 11h23
Início > Notícias > Turmas do Pronatec são ofertadas para catadores de material reciclável

Uma nova vertente de qualificação profissional foi iniciada em Aracaju na noite desta terça-feira, 3. Através de uma pactuação junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) aderiu à modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) direcionada exclusivamente a catadores de material reciclável: o Pronatec Catador. Ao todo, 40 vagas foram disponibilizadas igualmente para os cursos de Reciclador e Agente de Gestão de Resíduos Sólidos.

A adesão só foi possível graças ao apoio, parceria e mobilização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). As duas primeiras turmas ofertadas são formadas por integrantes da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), situada no bairro Santa Maria. Por conta disso, as aulas, ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), acontecerão na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Santa Maria, reinaugurada no último no último dia 9 de outubro.

Reconhecimento

Já faz oito anos que Ivanilza Maria da Silva é membro da Care. Mesmo assim, ela avaliou que a experiência adquirida na prática poderia ser aprimorada. "É conhecimento e melhoria de vida. Eu fico muito feliz. É uma coisa que eu já sei fazer, mas fiz questão de participar", explica Ivanilza, que ingressou na turma de Reciclador e só pretende sair de lá com o certificado em mãos. "As pessoas vão olhar diferente para mim. Faz diferença", afirma.

Na cooperativa, Suyanne Sudário atua nas áreas de recolhimento de materiais e logística dos caminhões. Diariamente, a rotina dela é a seguinte: entra às 7h, sai às 11; retorna às 13h e sai novamente às 17h. Agora, até concluir as 240h do curso de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, a jovem de 25 anos terá mais um compromisso ao sair do trabalho. "É para quem quer, né? Com esse corre-corre, tem que ter força de vontade", garante.

Durante as aulas, o conteúdo abordará a legislação referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 305/2010); noções sobre crise ambiental, poluição e impactos ambientais; saúde e segurança no trabalho; noções de empreendedorismo, entre outras questões. "É uma oportunidade muito rica, é um curso muito valoroso. Vale a pena e valoriza o currículo", diz Suyanne, que assegura: "Hoje, nós [catadores] estamos sendo mais reconhecidos".

Capacitações gratuitas

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) disponibilizados pelo Pronatec possuem carga horária mínima de 160h. Somente este ano, até o mês de outubro, a Fundat também intermediou a abertura das turmas de Cerimonialista, Organizador de Eventos, Recepcionista de Eventos, Agente de Informações Turísticas, Mensageiro em Meios de Hospedagem, Sommelier, Salgadeiro, Churrasqueiro, Bartender e Operador de Computador. Desde 2013, mais de 15 mil vagas do programa federal já foram demandadas para Aracaju.