CONVITE: SMS lança Cartilha Sobre Violência Contra a Mulher

Saúde
17/11/2015 16h47

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançará a Cartilha sobre Violência contra a Mulher, no próximo dia 18 de novembro (quarta-feira), a partir das 14h, no Auditório do Centro Cultural de Aracaju (Antiga Alfândega), localizado na Praça General Valadão, Centro. O evento também marcará as inúmeras ações relativas à “Campanha 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que tem a intenção de promover o debate (e denúncia) das várias formas de violência contra as mulheres no mundo. 

O evento é destinado aos profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, Ministério Público, Delegacias Especializadas em crimes contra a mulher, Conselho da Mulher e Conselho do Idoso e demais órgãos que trabalham a questão da violência contra o público feminino.

“O foco da Cartilha é justamente despertar nos profissionais convidados (e na sociedade) um novo olhar sobre as diversas formas de violência contra a mulher. Queremos que os participantes utilizem a cartilha como guia para seus trabalhos, seja desenvolvendo atividades/oficinas nas comunidades e ou promovendo o fortalecimento e empoderamento das mulheres em situação de violência”, pontuou a referência técnicas do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (NUPEVA), órgão que faz parte da Coordenação de Promoção à Saúde (COPS) da SMS, Lidiane Gonçalves Ferreira de Oliveira.

Segundo enfatizou Lidiane, a violência contra a mulher é um assunto decorrente dentro da sociedade mundial, e que apesar de tantos avanços, o público feminino continua sofrendo explorações e agressões diariamente. “Trata-se de um grave problema social e precisamos tocar nesse tema, buscando maneiras de acabar com qualquer tipo de agressão, seja física e ou psicológica. Muitas vezes se culpa a própria mulher pelo quadro de violência sofrido por ela e isso é absurdo, uma vez que é necessário entender o contexto de cada caso e nada justifica um ato de violência contra qualquer pessoa. Deste modo, o lançamento desta Cartilha pretende sensibilizar a sociedade para a compreensão da violência como uma questão social, que depende do compromisso e envolvimento de todos nós”, disse.

Vale ressaltar que dentro da Cartilha, os leitores encontrarão informações e endereços úteis de serviços de acolhimento às vítimas.