A tradição do Halloween chegou às crianças e jovens que participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Equipe Volante. Nesta quinta, 5, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) promoveu o evento que celebra popularmente o Dia das Bruxas na unidade para cerca de 50 educandos do 17 de março.
O CRAS Equipe Volante está localizado na unidade da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) do bairro 17 de março, desde o mês de setembro. O objetivo é levar os serviços da rede socioassistencial aos moradores da localidade. Nos meses de setembro e outubro, cerca de mil atendimentos foram realizados no espaço que dispõe de estrutura que garante privacidade no atendimento e acessibilidade.
Segundo a coordenadora do CRAS Antônio Valença, unidade que compõe a Equipe Volante, Jeanne Silva, apesar de ser uma festa realizada principalmente em outros países, como nos Estados Unidos, o evento foi aguardado com expectativa pelas crianças da unidade. Para entrar no clima, a coordenadora explica que a equipe produziu uma decoração com abóbora, fantasmas e bruxas.
“Apesar de ser uma festa realizada principalmente em outros países, as crianças e a equipe entraram no clima e gostaram muito. O evento foi pensado para acontecer na manhã e tarde desta quinta-feira para que todas os educandos do serviço de convivência pudessem participar”, destaca a coordenadora.
Celebrações
Outras unidades da Semfas também celebraram o Halloween, como o Centro-Dia de Referência. A unidade, que faz parte da rede de proteção social especial da Semfas, reuniu seus usuários e familiares para comemorar a celebração popular do dia das bruxas, na última semana.
A coordenadora do Centro-Dia, Jacqueline Guimarães, explica que o evento teve como intuito trazer entretenimento aos usuários do serviço e conhecimento sobre essa celebração que acontece em vários países.
“Aproveitamos para passar aos usuários a origem do Halloween por meio de lendas, contos e histórias. Eles se divertiram, dançaram e se deliciaram com um charque à moranga, no clima do Halloween”, comenta a coordenadora.
O Centro-Dia de Referência é uma unidade que atende jovens e adultos com deficiência que não têm autonomia e dependem de outras pessoas. No local, são desenvolvidas atividades que permitem a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; e acesso a outros serviços.