USF Ministro Costa Cavalcante abre atendimento para mulheres neste sábado

Saúde
07/11/2015 17h41
Início > Notícias > USF Ministro Costa Cavalcante abre atendimento para mulheres neste sábado

Sábado Rosado para as moradoras do conjunto Jardim Esperança e imediações. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Ministro Costa Cavalcante, encerrou as atividades do Outubro Rosa em grande estilo na manhã deste sábado, 7. Oferecendo um atendimento especializado aos pacientes da região, principalmente o público feminino do Pantanal, a unidade abriu as portas das 7h às 13h e na ocasião foram ofertados exames preventivos de câncer de mama e colo do útero, realizando exames para detecção de HIV e Sífilis, além de consultas de pré-natal, testes de gravides e palestras sobre proteção e cuidados com a saúde.

Segundo explicou a gerente da unidade, Ana Virginia Farias Fonseca, o chamamento aconteceu dias antes, através das visitas dos Agentes de Saúde na região, conversas durante a sala de espera dentro da própria unidade, além da mobilização dos profissionais em motivar a participação das mulheres em comparecerem nesta data.

“Aqui atendemos um número muito grande de mulheres vindas do conjunto Jardim Esperança, Inácio Barbosa, Travessa Quirino, conjunto Beira Rio, Parque dos Coqueiros e principalmente Pantanal. Assim, abrimos a unidade neste sábado para este público, porém, tivemos também a participação de pacientes do sexo masculino realizando seus exames. Tratou-se de uma ação num dia atípico, para aproximar ainda mais essas pessoas dos serviços que ofertamos aqui na USF Ministro Costa Cavalcante no decorrer da semana”, disse Virgínia.

Assim que ficou sabendo que a unidade estava aberta no sábado, Ana Maria Gois Rocha passou para se consultar e fazer exames. “Achei a iniciativa muito boa, principalmente, para nós que não temos tempo durante a semana. Normalmente faço meus exames e sigo as recomendações, porém já estou na hora de intensificar o cuidado com as mamas, então passei para realizar o autoexame e conferir as palestras”, pontuou.

Para Nilda Gomes, toda hora é momento para se cuidar. “Fui casada e sempre me protegi usando preservativo. Acho essencial esse cuidado que a mulher precisa ter com ela mesma, não depender do homem para ir ao médico e se preservar. Aproveitei este mutirão para fazer um check-up, participando de todos os exames e palestras ofertados. Cuidar do nosso próprio corpo é a primeira de nossas obrigações, e esse toque vale tanto para nós mulheres, quanto para os homens”, alertou.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS, Cristiane Ludmila Borges, as ações do Outubro Rosa encerraram suas atividades com a certeza do papel cumprido. “Tivemos um mês muito intenso, onde diversas mobilizações em prol da saúde das mulheres foram realizadas, com uma grande adesão das pacientes. Sentimos que a cada ano aumenta mais esse empenho em participar das atividades e principalmente, vem crescendo a consciência das mulheres de que o cuidado precisa ser uma constante em suas vidas. Aproveitamos que o Outubro Rosa toca na questão do autoexame da mama e trouxemos, em todas as nossas ações, um mix de assuntos que permeia a vida da mulherada. Assim, fizemos centenas de enxames de colo do útero, exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Vale ressaltar também a participação de diversas entidades, empresas, que entraram nessa ideia do rosa e contribuíram para nosso trabalho. Quero agradecer todos os participantes, especialmente as universidades de Sergipe que chegaram junto, com seus alunos e profissionais, todos empenhados em deixar o outubro com um tom mais festivo”, frisou.