Alunos da rede municipal de ensino de Aracaju participam da I Feira Literária de Sergipe

Educação
09/11/2015 14h57

Alunos da rede municipal de ensino de Aracaju participaram neste final de semana, dias 7 e 8, da I Feira Literária de Sergipe (Flise), que aconteceu no Parque da Sementeira. O evento, que foi prestigiado pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho, foi promovido pela G&A Produções e teve como principal objetivo promover a educação e a cultura nas mais variadas formas de manifestação, projetando o Estado no circuito litero-cultural brasileiro.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alencar Cardoso foi uma das unidades que participaram da Flise. A coordenadora pedagógica Tamaria Pinheiro disse que os alunos se fizeram presentes ao evento acompanhados não só dos professores, mas também dos pais para que os mesmos pudessem se inteirar da importância do movimento literário.

Ela destacou que os alunos puderam ter contato não só com os livros, como também com os próprios escritores. "Participar de um evento desta natureza foi muito importante, porque diariamente incentivamos os alunos para que adquiram os hábitos e o gosto pela literatura", enfatizou a coordenadora pedagógica.

Ela citou como exemplo de atividades desenvolvidas na EMEF Alencar Cardoso para incentivar a leitura, o fato de que em cada sala de aula existe um cantinho da leitura, além do corredor da leitura durante a merenda escolar. Semanalmente, os alunos fazem visitas as bibliotecas, isto é, cada turma tem um dia, um momento de leitura. "Os professores fazem a interação para estimular a leitura", destacou.

Tamaria Pinheiro disse ainda, que na unidade de ensino existe o carrinho literário que passa por cada sala de aula com livros diferenciados. "A leitura abre as portas para tudo, visto que os alunos não apresentam dificuldades nas demais disciplinas. Se trabalhar bem a leitura com a criança ela se desenvolve em todas as áreas", garantiu.

Flise

Esta primeira edição da Flise visou também alcançar todos os públicos, desde crianças da mais tenra idade ao público adulto, bem como, democratizar o acesso ao livro e a leitura, estimulando a circulação de obras e ampliando o mercado consumidor do produto cultural e educacional, promovendo autores e marcas num só espaço, de uma só vez.

O evento teve também como proposta se tornar um verdadeiro divisor de águas para a memória cultural da cidade, do Estado, revelando a diversidade e riqueza cultural, além dos valores literários permitindo o diálogo entre os escritores locais e nacionais, revelando potencialidades.