Luciano Paz se reúne com diretores do Hospital São José e Seafese para debater sobre o Setor de Fissurados

Saúde
09/11/2015 18h19

Na tarde desta segunda-feira, 9, o secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, e alguns gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participaram de uma reunião com os diretores do Hospital São José para solucionar a questão do Setor de Fissurados. O encontro serviu para firmar acordos, rediscutir as metas que o serviço precisa atingir, além de discutir a inclusão de novos procedimentos no contrato.

Durante o encontro, a direção do hospital relatou as dificuldades financeiras pela qual está passando a unidade hospitalar, em virtude de débitos da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e do IpeSaúde. Débito esses que ocasionaram o fechamento da unidade de urgência e comprometeu o pagamento das cirurgias dos fissurados.

Segundo a coordenadora de Regulação do Nucaar, a médica Waneska Souza Barbosa, durante a reunião foram encaminhadas as medidas que deverão ser tomadas daqui para frente. “Nós acordamos que vamos fazer outras reuniões para incluir alguns procedimentos que não estavam agregados ao contrato, para que possamos, dessa forma, fazer uma melhor avaliação na redistribuição do recurso. Podendo assim, atender a necessidade do serviço e, principalmente, atender o usuário, que precisa ter esse procedimento realizado dentro do acordado. A reunião foi importante, pois trouxe frutos positivos para a secretaria e para os setores responsáveis pelos serviços”, explicou.

De acordo com o diretor técnico do Hospital São José, Carlos Vieira dos Santos, a reunião foi excelente e vai facilitar a vida de muitos pacientes. “O secretário atendeu nossas solicitações e o que estava nos afligindo ele buscou resolver. Essa parceria é muito boa, pois o serviço de fissurados atende principalmente a população pobre, que corresponde a cerca de 98% das pessoas atendidas. Alguns pacientes, antes de realizar o tratamento, sentem vergonha até de sair de casa, mas com a cirurgia, eles se renovam se englobam à sociedade, então é um serviço de extrema importância”, enfatizou.

“Essa reunião foi bastante positiva, pois o secretário foi acessível em ouvir as nossas necessidades e sugerir propostas tentando resolver essa situação para que possamos reativar o serviço. Inclusive, fizemos o convite ao secretário para participar da reabertura do serviço e ele gostou da proposta”, destacou o cirurgião bucomaxilofacial dos fissurados da Seafese, Aristóteles Bispo Filho.

O secretário Luciano Paz ouviu atentamente as colocações feitas pela diretora da unidade hospitalar, bem como do cirurgião bucomaxilofacial, um dos que atende aos fissurados. "O encontro foi produtivo. Vamos analisar o que foi colocado na reunião, em relação ao alinhamento de procedimentos no contrato e ainda esta semana estaremos repassando parte dos recursos para que o serviço dos fissurados volte a atender".

Presentes

Participaram da reunião, o diretor administrativo e financeiro da SMS, Antônio Almeida, o coordenador do Núcleo de Regulação Auditoria Avaliação e Controle (Nucaar) da SMS, Ademar Ribeiro, a coordenadora de Regulação do Nucaar, Vaneska Barbosa, a diretora presidente do Hospital Cirurgia, Vânia Maria Marques Branco, o diretor técnico do Hospital São José, Carlos Vieira dos Santos, além de médicos representantes da Sociedade Especializada no Atendimento ao Fissurado do Estado de Sergipe (Seafese), que realiza o serviço para a população.