Teve início nesta sexta-feira, 06, no Parque da Sementeira, a I Flise - Feira de Leitura e do Livro de Sergipe, e prossegue até o próximo domingo, 08. O evento é apoiado pela Emsurb tem como foco principal a divulgação das nossas riquezas e pluralidade culturais, ressaltando a produção de livros e literário do nosso município e do nosso estado.
O evento teve abertura da banda marcial da Escola Municipal Olga Benário e contou com a presença de várias autoridades entre elas a secretária municipal de governo, Marlene Calumby representando o prefeito da capital João Alves Filho; do presidente da Emsurb, Humberto Santana Pereira; o secretário Estadual de Cultura, Elber Batalha, representando o governador do estado Jackson Barreto, deputados estaduais, vereadores e secretários.
Para o organizador da feira, Gustavo Aragão, é com muita satisfação que vê seu sonho se concretizando, além de ter uma boa expectativa da presença do público. "Espero que até o domingo diversas pessoas visitem o parque, e venham conhecer esse movimento efervescente da cultura, e da educação no estado de Sergipe", disse.
A I Flise homenageia o poeta sergipano, José Santo Souza, membro da academia sergipana de letras, membro efetivo da associação sergipana de imprensa e membro correspondente da academia paulista de letras.
Na Flise várias ações simultâneas estão acontecendo, tem o "espaço flise criança", oficinas de interatividades, apresentações teatrais e musicais, diversas atividades para ao público jovem e infantil, além apresentação da orquestra sinfônica da UFS, área de leitura, stand de livros e exposições.
A aluna Amanda Alves, de nove anos, do Colégio Liceu, mostrou-se encantada com evento. "É a primeira vez aonde participo de uma feira assim, gosto de lê, o stand que mais me cativou foi o da livraria Saraiva", disse.
A gerente da Emsurb, Eliane Nunes, mostra-se satisfeita com a parceria no evento, pois se fomenta a leitura e aquece o comércio cultural e livreiro de Aracaju, além de ser uma missão primorosa aonde o poder público apoia. "Vê o parque abrigando memória literária do Brasil nos causa orgulho", enfatizou.