Secretaria Municipal da Saúde realiza mutirão do Novembro Azul

Saúde
10/11/2015 13h52
Início > Noticias > 67060

No próximo sábado, 14, das 7h às 13h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto (no bairro Jardim Centenário), acontecerá uma grandiosa ação em celebração ao Novembro Azul, com inúmeras atividades de promoção à saúde para moradores daquela região e adjacências. Na ocasião, serão ofertados teste rápido de sífilis e HIV, verificação de pressão arterial e glicemia, vacinação, avaliação clínica odontológica. Os pacientes também assistirão palestras educativas, interativas e artísticas sempre focadas na questão da promoção à saúde.

Em novembro, celebram-se três datas importantes: Dia Mundial do Diabetes (14), Dia da Prevenção ao Câncer de Próstata (17) e Dia Internacional do Homem (19). Assim, as ações do Novembro Azul abrangem, em sua maioria, o público masculino, porém, no mutirão deste sábado, os serviços serão ofertados às mulheres também.

“As mulheres já são nosso maior público, porém, agora em novembro, intensificamos em nosso trabalho a aproximação dos homens aos nossos serviços. Estamos fazendo um chamamento nestes bairros, para que o público compareça em peso a este mutirão. Queremos dar uma maior visibilidade a estes serviços, mostrando que os homens devem participar mais das ações em prol à saúde, buscando nas nossas unidades (e também em nossos profissionais) a ajuda correta para seus problemas, tirando dúvidas e buscando tratamentos. Esperamos que este chamamento tenha o efeito esperado, pois, estamos na expectativa de atender mais de 150 homens no próximo sábado”, disse a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda.

Diabetes

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (celebrado no próprio sábado 14), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá um momento especial durante o evento. “Estamos realizando este trabalho em parceria com o pessoal do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) para que juntos façamos uma ação mais abrangente. Com o tema central “Qualidade de Vida e o Diabetes”, os especialistas abordarão temas relacionados com a alimentação saudável, pontuando fatores como glicemia, medicação, insulina e a importância da atividade física”, explicou a coordenadora do Programa da Saúde do Adulto e do Idoso, Patrícia Oliveira Santana.