Famílias saem de rótula do Detran após abordagem social da PMA

Assistência Social e Cidadania
10/11/2015 17h20

Preocupada em proporcionar o acesso aos serviços da rede socioassistencial aos indivíduos em situação de rua, visando a construção de novas trajetórias de vida, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), tem intensificado o trabalho de abordagem social junto às pessoas que utilizam logradouros públicos como moradia. Prova disso, foi a saída das famílias que se encontravam na rótula do viaduto do Detran, após intervenção realizada por técnicos da PMA, na última sexta, 6.

Durante as abordagens, as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) constataram que, nos meses de setembro a dezembro, a maioria das famílias encontradas nos logradouros (praças, canteiros, jardins e viadutos) possui moradia fixa e se encontram em situação temporária de rua para receberem doações. Essa é uma situação considerada como sazonal que ocorre anualmente na capital sergipana.

No caso específico dos indivíduos que se encontravam na rótula do Detran, os educadores e assistentes sociais também constataram que parte das famílias trabalhavam com material reciclável decorrente do lixo urbano. Após as abordagens, a equipe da Semfas conseguiu sensibilizá-los para que saíssem da situação de rua e retornassem às suas residências.

Situação de rua

Além do trabalho de abordagem social realizado pelas equipes dos CREAS, a Prefeitura de Aracaju possui o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua) que já tem em sua história cerca de dois mil e quatrocentos atendimentos realizados. Esse dado se refere não ao número de indivíduos que se encontram nas ruas de Aracaju, mas sim aos serviços oferecidos pela unidade aos usuários. No local, muitos são atendidos mais de uma vez.

Através de seus atendimentos, o Centro Pop tem como objetivo fortalecer a autonomia e potencialidades dessa população em situação temporária ou permanente de rua, através da promoção de direitos e políticas públicas.  Na unidade são oferecidos serviços de Cadastro Único, higienização, garantia alimentar, encaminhamento para a retirada de documentação pessoal, endereço institucional de referência, encaminhamento para rede de serviços de acordo com as necessidades dos usuários (Saúde, Educação); encaminhamento para unidades de acolhimento institucional, dentre outros.